Anúncios

Inmet

A imagem de satélite desta manhã mostra fortes áreas de instabilidade atuando no Leste do Paraná e em áreas do estado de São Paulo com chuva, raios e temporais isolados.

O risco de temporais isolados segue ao longo desta sexta-feira no Norte e no Nordeste de Santa Catarina, na maioria das regiões do Paraná, no estado de São Paulo e em pontos do Centro-Oeste com a manutenção do ar quente na região e a maior presença de umidade na atmosfera. 

O deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil, ademais, vai reforçar a instabilidade com núcleos muito localizados de instabilidade forte a severa capaz de provocar vento forte e granizo, especialmente da tarde para a noite. 

A instabilidade deve ser maior hoje sobre o estado do Paraná e em São Paulo com possibilidade de tempestades em alguns pontos com chuva forte, raios e vento. 

A cidade de São Paulo e a área metropolitana estão na região de risco entre esta sexta e o sábado. A chuva, que pode ser volumosa em partes do Leste paranaense, deve beneficiar a região de Curitiba que também tem o risco de temporais isolados.

O mapa acima traz a projeção de chuva mostra a projeção do modelo meteorológico alemão Icon com a soma da chuva prevista pela simulação para hoje e amanhã no Sudeste do Brasil. Este e outros modelos de precipitação estão disponíveis ao assinante na seção de mapas com atualizações a cada seis horas.

Observa-se que a chuva deve atingir também o Rio de Janeiro com o alerta da MetSul que pode ser localmente forte e volumosa pelo efeito orográfico gerado por vento mais úmido e frio vindo do oceano e que pode soprar com rajadas por vezes fortes na cidade do Rio.

Anúncios