A previsão do tempo para os próximos 10 dias no Brasil indica que um corredor de umidade se instala entre a Amazônia e Sudeste. A Zona de Convergência do Atlântico Sul irá se configurar mais ao norte com impacto maior entre Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Tocantins com expectativa de grandes acumulados de precipitação. Por outro lado, o ar quente naturalmente mais presente nesta época do ano poderá deflagrar a ocorrência de temporais com raios e rajadas de vento. A MetSul Meteorologia adverte para o risco de transtornos como alagamentos e transbordamento de rios, especialmente entre Minas Gerais, Espírito Santo e Sul da Bahia.

SUL

A semana terá o domínio de uma massa de ar seco com previsão de uma sequencia de dias de ensolarados pelo menos até o próximo fim de semana. No entanto entre os dias 21 e 23 uma nova frente fria irá avançar pelo Sul do Brasil e chove. Modelos indicam que no Rio Grande do Sul o período de chuva será curto e muito provavelmente será apenas no dia 21. Ao passo que entre Santa Catarina e Paraná a chuva poderá persistir ainda entre os dias 22 e 23 com acumulados mais altos de precipitação. Neste período será alto o risco de temporais com vendavais e raios.

SUDESTE

Modelos atmosféricos indicam um cenário de risco para os próximos dias em parte do Sudeste. Com a ZCAS posicionada mais ao Norte modelos indicam uma sequência de dias com eventos de chuva forte entre Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Nesse interim hoje o alerta é para o Nordeste de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro que pode ter chuva forte e temporais. Posteriormente nesta quarta a chuva forte atinge Espírito Santo e Nordeste de Minas Gerais com acumulados que poderão somar de 50 a 100 mm em apenas 24 horas. Há risco de temporais. Entre a quinta e a sexta a chuva poderá ser ainda mais intensa no Norte do Espírito Santo e Nordeste de Minas Gerais com acumulado diário acima de 100 mm em alguns pontos. Neste período entre São Paulo e o Sul de Minas Gerais a tendencia é amplas aberturas de sol e calor, com menor potencial de chuva. Como resultado a soma do total de precipitação neste período poderá oscilar ao redor de 200 a 300 mm entre o Nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo.

CENTRO OESTE

Hoje o tempo fica instável com pancadas de chuva entre o Norte do Mato Grosso e Goiás com pulsos isolados de chuva forte e temporais poderão ocorrer na faixa Norte de ambos estados. Entre os dias 16 e 19 o tempo firma entre Mato Grosso do Sul e Metade Sul de Goiás e Mato Grosso. Na parte Norte da região a instabilidade, contudo, modelos indicam baixos acumulados. Por outro lado entre os dias 20 e 25 uma nova frente fria ingressa no território Nacional e a chuva se espalha por toda a região com eventos de chuva forte entre o Mato Grosso do Sul e Sul de Mato Grosso. Ao final do período de 10 dias os modelos atmosféricos indicam que os acumulados poderão oscilar entre 100 e 150 mm em toda a região.

NORDESTE

Nas próximas horas deste feriado o sol predomina em grande parte do Nordeste com pancadas esparsas de chuva entre a tarde e a noite. Por outro lado entre os dias 16 e 19 a chuva será persistente com potencial de gerar grandes acumulados no Sul da Bahia e há risco de transtornos especialmente nos arredores de Porto Seguro, Trancoso, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Itapetinga. Além disso entre os dias 18 e 20 a chuva alcança parte Sul do Maranhão e Piauí com possibilidade de chuva moderada a forte na região com acumulados significativos. Nesse meio tempo no setor Norte e em parte do Leste da região, em especial desde o Litoral do Maranhão até o Litoral do Sergipe,  os dias terão predomínio de sol com chuva passageira nos fins de tarde, sem previsão de acumulados expressivos nos 10 dias.

NORTE

O período será marcado pela alta frequência de pancadas de chuva entre o Amazonas, Metade Sul do Pará, Rondônia, Acre, Roraima e Tocantins. A chuva tende a ser diária com expectativa de chuva forte em alguns dias, especialmente entre o Amazonas e o Acre e partes do Pará. De uma forma geral o acumulado total do período indica volumes ao redor de 150 mm no Oeste do Amazonas, Acre e Metade Sul do Pará. Por outro lado, entre o Norte do Pará e o Amapá a expectativa é de pouca chuva no período com domínio do tempo mais firme com aberturas de sol.