Anúncios

O mês de agosto que se está recém no seu começo costumeiramente é marcado por bruscas mudanças de temperatura e oscilações térmicas significativas. Já houve casos de o Rio Grande do Sul estar com mais de 30ºC, vir uma frente fria com tempestades fortes e 30 horas depois do calor estar nevando na Serra.

Não há previsão de tempestades e tampouco neve para os próximos dias, entretanto se espera uma grande oscilação de temperatura com um sobe-e-desce das marcas nos termômetros que promete espantar e surpreender muita gente.

Será uma verdadeira montanha-russa térmica com alternância de dias quentes e muito quentes com outros mais amenos e até frios. Estas oscilações devem ser mais pronunciadas no Sul e no Leste gaúcho, uma vez que no Oeste e no Noroeste do estado o calor deve predominar.

O que vai acontecer? Neste momento, o Rio Grande do Sul está sob efeito de uma grande massa de ar seco e quente que atua sobre a América do Sul com marcas excessivamente altas no Norte do Chile, Centro-Norte da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Nos próximos dias, o território gaúcho estará no limite geográfico entre ar mais quente no interior do continente e ar mais frio sobre o Oceano Atlântico. Haverá uma verdadeira “queda de braço” entre as duas massas de ar, por ora predominando o ar mais ameno e por ora o ar mais quente.

Hoje, o ar mais quente cobre todo o Rio Grande do Sul. As máximas alcançarão 31ºC a 33ºC em trechos da Fronteira Oeste e do Noroeste gaúcho. São esperadas marcas de 28ºC a 29ºC na área de Porto Alegre e de até 30ºC ou mais nos vales e em pontos tradicionalmente mais quentes da Grande Porto Alegre, como o Vale do Sinos.

Amanhã, quinta, começam as mudanças. A Fronteira Oeste e o Noroeste do estão seguirão sob ar quente com máximas ao redor ou pouco acima dos 30ºC em algumas cidades. No Sul e no Leste do estado, entretanto, ingressará ar mais frio em virada do tempo com ingresso de nuvens baixas e virada do vento com chance de rajadas em alguns pontos.

À tarde, a temperatura vai estar abaixo de 15ºC em setores mais ao Sul do estado, mas na mesma hora os termômetros vão estar indicando até 30ºC no Noroeste. Porto Alegre deve ter 17ºC a 18ºC durante a tarde, 10ºC a 12ºC abaixo das marcas previstas para o mesmo horário nesta quarta.

Na sexta, o ar quente volta a começar a ganhar a “queda de braço”. Segue muito quente com marcas acima de 30ºC na Fronteira Oeste e no Noroeste, mas a temperatura já se eleva no Sul e no Leste do estado, embora sem calorão. Porto Alegre já pode atingir 25ºC ou 26ºC. Já pode ter chuva em pontos isolados do Sul e do Leste do estado.

No sábado, em novo round, o ar frio novamente toma a dianteira. Chove em pontos do Oeste, da Metade Sul, do Centro e do Leste do estado, especialmente entre a madrugada e de manhã. O Noroeste segue muito quente com marcas ao redor de 30ºC enquanto no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul o dia será muito ameno com marcas abaixo de 20ºC durante a tarde.

No domingo, o round será vencido pelo calor. Ar muito quente vai tomar conta do estado, que terá um dia com cara de verão. Máximas de 32ºC a 34ºC, e isoladamente superiores, devem ocorrer na Fronteira Oeste e no Noroeste. Muitas cidades gaúchas terão máximas perto de 30ºC. Porto Alegre ficará perto dos 30ºC e cidades dos vales e da região metropolitana superarão a marca.

Espera-se entre segunda e terça o que parece ser o duelo decisivo desta queda de braço entre o ar quente e frio. O dia será quente ainda em parte do Rio Grande do Sul, mas uma frente fria vai avançar pelo território gaúcho no decorrer da segunda com aumento de nuvens e chuva em todas as regiões, trazendo queda de temperatura.

A massa de ar frio que acompanhará a frente fria não é de forte intensidade, assim que trará queda acentuada da temperatura, mas não frio muito intenso na maioria das regiões. O que vai proporcionar serão dias mais agradáveis e típicos de agosto.

No Sul gaúcho é que tende a esfriar mais no começo da semana que vem. Algumas cidades da Campanha e da fronteira com o Uruguai podem anotar mínimas abaixo de 5ºC no começo da terça com chance de geada fraca e bastante isolada. Nos Aparados, a região mais fria do Rio Grande do Sul, a influência do ar frio será menor e pode haver instabilidade.