Prepara-se para uma enorme guinada da temperatura no Sul do Brasil com uma massa de ar frio dando lugar a uma massa de excepcionalmente quente para esta época do ano que vai trazer uma mudança de padrão térmico radical para milhões de pessoas nos três estados da região.

Mapa de temperatura

METSUL

Dias de calor no inverno não são incomuns e ocorrem todos os anos, especialmente nos meses de agosto e setembro, quando começa a diminuir a frequência de chegada de ar frio e aumenta o ingresso de ar tropical a partir do Nordeste da Argentina.

Esta massa de ar, no entanto, será excepcionalmente quente com temperaturas tanto em superfície como em altitude muitíssimo acima do normal para esta época do ano, o que vai trazer não apenas marcas nos termômetros pouco frequentes na metade de julho como favorecerá a ocorrência de temporais fortes a severos.

Neste momento, a atmosfera ainda se encontra com baixas temperaturas por efeito de uma massa de ar frio que ingressou no Sul do Brasil entre domingo (12) e ontem (13), trazendo um amanhecer gelado nesta terça (14).

Estações meteorológicas registraram hoje cedo temperaturas mínimas no Rio Grande do Sul de -1,7ºC em Soledade; -1,6ºC em São José dos Ausentes; -0,8ºC em Monte Alegre dos Campos e Getúlio Vargas; -0,4ºC em São José do Ouro; e -0,2ºC em André da Rocha.

Leia tambémPrimeira onda de tempestades do El Niño trará temporais destrutivos

Esta terça-feira marca o 6º dia em julho com temperatura negativa no estado. No ano, o estado soma agora 36 dias com mínimas abaixo de zero, sendo 3 em abril, 13 em maio, 14 em junho e seis agora em julho.

Em Porto Alegre, as estações do Instituto Nacional de Meteorologia apontaram hoje cedo mínimas de 7,0ºC em Belém Novo (zona Sul) e 8,7ºC no Jardim Botânico (zona Leste). No extremo Sul da cidade, estação da Secretaria da Agricultura anotou 5,2ºC no bairro Lami.

Na Grande Porto Alegre, as mínimas desta terça foram de 3,8ºC em Viamão e Eldorado do Sul; 4,3ºC em Gravataí; 5,6ºC em Campo Bom; 6,0ºC em Sapucaia do Sul; 6,3ºC em Cachoeirinha e Nova Santa Rita; e 7,1ºC em São Leopoldo.

Mapa de anomalia de temperaratura (desvio da média desta época do ano) do modelo alemão Icon na madrugada desta terça-feira (14)

Mapa de anomalia de temperaratura (desvio da média desta época do ano) do modelo alemão Icon na madrugada desta terça-feira (14) | METSUL

Gradualmente, a influência da massa de ar frio cessa a partir deste meio de semana à medida que começa a ingressar no Sul do Brasil uma massa de ar quente, entretanto as madrugadas desta quarta (15) e da quinta (16) ainda devem ser frias, apenas que sem mínimas tão baixas quanto hoje.

A grande mudança vai se dar nas temperaturas da tarde. Hoje, a tarde ainda tem marcas amenas ou frias com 15ºC a 18ºC na maioria das cidades gaúchas, mas nesta quarta os termômetros já devem indicar máximas perto, ao redor e pouco acima dos 20ºC. Na quinta, o aquecimento será ainda maior com máximas de 20ºC a 25ºC na maioria das cidades gaúchas e de 26ºC a 28ºC em alguns pontos do Oeste, Noroeste e o Centro do estado.

Aquecimento muito maior é esperado na sexta (17) com a atuação de uma intensa corrente de jato em baixos níveis sobre o Sul do Brasil, trazendo ar quente a partir da Bolívia e do Centro-Oeste do Brasil. A temperatura vai disparar e haverá ainda vento do quadrante Norte moderado a forte em diversas cidades, podendo ainda ocorrer rajadas muito fortes em áreas de encostas de relevo.

Leia tambémMassa de ar frio avança neste domingo após chuva e temporais

Com a intensa corrente de jato e significativo aporte de ar quente, instabilidade se forma com chuva e temporais, especialmente em pontos das Metades Sul e Leste do estado, no entanto o sol chega a aparecer com nuvens em grande número de municípios com significativo aquecimento. Com isso, a tarde deve ter 25ºC a 30ºC na maior parte do Rio Grande do Sul, mas em alguns pontos são possíveis marcas tão altas quanto 30ºC a 33ºC.

Mapa de anomalia de temperaratura (desvio da média desta época do ano) do modelo alemão Icon no final da sexta-feira (17)

Mapa de anomalia de temperaratura (desvio da média desta época do ano) do modelo alemão Icon no final da sexta-feira (17) | METSUL

No fim de semana, o calor vai prosseguir em parte do Rio Grande do Sul. Instabilidade com chuva e temporais frustra aquecimento em algumas regiões, notadamente da Metade Sul, mas a Metade Norte deve seguir com temperaturas muito acima da média desta época do ano com marcas de 27ºC a 30ºC em várias cidades e acima de 30ºC em algumas.

As máximas em muitas cidades do Rio Grande do Sul no final desta semana devem ficar 5ºC a 10ºC acima do normal, mas alguns municípios podem ter marcas tão altas quanto 10ºC a 13ºC acima da climatologia histórica do mês de julho.

O forte aquecimento não vai se limitar ao Rio Grande do Sul. A temperatura vai se elevar acentuadamente também em Santa Catarina e no Paraná nos próximos dias. Cidades do Oeste e do Sul catarinense terão aquecimento mais pronunciado e devem passar dos 30ºC. No Paraná, o Oeste e o Noroeste do estado em especial devem ficar com tempo muito quente com máximas em muitas localidades acima dos 30ºC.