Anúncios

Sol e temperatura amena levaram as pessoas para a beira da praia neste sábado a três dias de uma potente massa de ar antártico | Daniel Caselani

Muita gente aproveitou o sábado de tempo ensolarado, céu azul e temperatura agradável nas praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul enquanto grande parte do Estado registrava uma tarde de forte calor para o mês de julho a três dias do ingresso de uma potente massa de ar frio de origem polar.

Assim como já tinha ocorrido na sexta, o sábado começou ainda frio no estado gaúcho por conta do tempo aberto, a atmosfera seca e o vento calmo que favorecem resfriamento noturno acentuado. São José dos Ausentes, por exemplo, teve uma mínima hoje de 1,2ºC abaixo de zero. Na Grande Porto Alegre, Novo Hamburgo registrou mínima de 5,8ºC na Lomba Grande.


Apesar do frio da madrugada e cedo da manhã, aqueceu muito no decorrer da manhã e na primeira metade da tarde com o registro mais uma vez de máximas altas para esta época do ano. Os termômetros indicaram na tarde de hoje no interior gaúcho máximas de 31,0ºC em Feliz e Teutônia, 30,6ºC em Porto Xavier, 30,3ºC em Santa Rosa, 29,5ºC em São Borja e 29,4ºC em Alegrete. Muitas cidades tiveram entre 26ºC e 28ºC.

Na Grande Porto Alegre, as máximas chegaram a 32,9ºC em Parobé, 30,9ºC em Campo Bom, 29,7ºC em Novo Hanmburgo e 28,2ºC em São Leopoldo. A base aérea de Canoas informou máxima de 28ºC. Já em Porto Alegre, no Jardim Botânico, a máxima alcançou 27,9ºC.

Previsão do tempo

O sol predomina na maior parte do Rio Grande do Sul neste domingo, mas nuvens aparecem no decorrer do dia na maioria das regiões. Uma massa de ar quente atua sobre o Estado com vento do quadrante Norte e traz um dia de temperatura novamente elevada para julho.

O tempo, entretanto, já começa a mudar. Áreas de instabilidade trazem chuva no Sul gaúcho, especialmente nas áreas do Chuí e de Santa Vitória do Palmar, e que pode atingir isoladamente pontos da fronteira com o Uruguai.

Na segunda-feira, uma frente fria traz chuva no Rio Grande do Sul para grande parte dos municípios e que será intercalada com momentos de melhoria, mas em pontos mais ao Norte (Alto Uruguai) e o Nordeste do Estado (área mais ao Norte dos Aparados e do Litoral) o dia pode ser de sol, nuvens e temperatura alta com a chuva somente chegando na terça.


A chuva atinge na terça-feira o Nordeste e o Norte gaúcho enquanto nas demais regiões o tempo firme com o começo do ingresso de uma poderosa massa de ar polar com vento e queda muito acentuada da temperatura.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios