Anúncios

O Rio Grande do Sul recém saiu de um evento de chuva e temporais que afetou dezenas de municípios e está prestes a ter outro. A MetSul Meteorologia alerta que o cenário entre a tarde e noite de quarta e durante a quinta será altamente favorável a tempo severo no Estado com risco elevado de chuva localmente forte e temporais. Algumas tempestades podem ser intensas a severas com vendavais, granizo isolado médio a grande e muitos raios.

A preocupação com tempo severo se dá pelas projeções dos modelos de temperatura em 850 hPa (nível de 1500 metros de altitude). Para esse nível, as simulações computadorizadas apontam 23ºC a 24ºC, o que denota ar extremamente quente em altitude. Quanto mais quente a atmosfera maior o potencial para temporais. Dificilmente não ocorre tempo severo com instabilidade associada a temperatura em 850 hPa de quase 24ºC. A chuva que será provocada por uma frente fria ainda será precedida de um dia muito quente na quarta-feira em parte do Rio Grande do Sul com máximas em algumas cidades acima de 35ºC.



Destacamos que já chove em algumas regiões da tarde para a noite de quarta, entretanto em algumas cidades a chuva somente chegaria com os temporais na quinta-feira entre horas da madrugada e da manhã. Mais ao Norte do Rio Grande do Sul se espera que a instabilidade tarde mais a chegar enquanto no Oeste e no Sul o mau tempo tem início antes.

A primavera é um período muito ativo para tempo severo no Rio Grande do Sul e no Sul do Brasil com alta frequência de temporais. Queda de granizo e vendavais são freqüentes e muitas vezes provocam estragos. Normalmente ocorrem na passagem de frentes frias e na atuação de centros de baixa pressão atmosférica.

Anúncios