Alex Rocha

O volume de chuva acumulado em 24h até 9h de ontem na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, no bairro Jardim Botânico, na zona Leste de Porto Alegre, foi o maior em quase quatro meses. O registro foi de 40,6 mm. A última vez que o acumulado em 24h até 9h da manhã tinha sido maior na estação foi em 31 de outubro do ano passado com 49,1 mm.

A chuva se concentrou entre o fim de tarde e noite da terça e o começo da quarta-feira. Em outras partes da cidade choveu mais. A zona Sul da Capital foi a que teve os maiores volumes com 78 mm na Restinga, 74 mm no Cristal, 73 mm no bairro Hípica, 58 mm na Serraria e 55 mm em Belém Velho, segundo dados do Cemaden. Na área central da cidade, a chuva foi também volumosa. A Cidade Baixa registrou 64 mm, sendo mais de 50 mm em apenas uma hora na noite da terça-feira.

Por sua vez, na área metropolitana, o município com mais chuva foi Viamão com até 85 mm. Isso porque as mesmas áreas de instabilidade que atingiram o Sul de Porto Alegre e persistiram sobre a região por mais tempo também atuaram em parte de Viamão.

A chuva foi resultado no primeiro momento de instabilidade associada ao ar quente e úmido e, na sequência, se deu a atuação de uma frente fria. O vento com o ingresso de ar frio chegou a provocar a queda de árvore de grande porte na Capital.