Anúncios

Por que o tempo vai mudar hoje no Rio Grande do Sul? A resposta começa muito distante daqui, na parte mais ao Sul do Atlântico.

É lá que atua um intenso ciclone extratropical de 974 hPa, a Leste das ilhas Malvinas. Tal ciclone não representa nenhuma ameaça ao Rio Grande do Sul, mas a frente fria associada a ele muda o tempo hoje no Estado. 

A despeito da mudança prevista do tempo no Rio Grande do Sul nesta terça, o sol ainda se faz presente em parte ou grande parte do dia na maioria das regiões.

A chuva chega no decorrer do dia na maioria das regiões.  Há risco de chuva localmente forte a torrencial com altos volumes em curto período e ainda de temporais em pontos localizados no Rio Grande do Sul devido ao encontro de uma frente fria com uma massa de ar quente que atua no Estado.

A frente fria passa pela costa, entretanto estimula a formação de áreas de instabilidade sobre o território gaúcho ao longo desta terça.

Em alguns pontos, especialmente da Metade Sul e do Leste do Estado, já chove agora no começo do dia, entre a madrugada e de manhã. Na maioria das regiões, porém, a instabilidade maior deve ser esperada da tarde para a noite. 

A instabilidade é de passagem rápida e logo o tempo melhora nos locais com chuva mais cedo, como é o caso do Sul gaúcho.

Alguns dados indicam a possibilidade de formação de uma linha de instabilidade junto ao Leste gaúcho na primeira metade da terça-feira com alguns núcleos de instabilidade mais intensa, capazes de gerar chuva isoladamente forte e temporais localizados de vento forte ou granizo.

Anúncios