O clima vai fugir ao normal do mês de junho neste mês na cidade de São Paulo e em muitos municípios do estado de São Paulo, conforme a projeção da MetSul Meteorologia em sua análise climática.

Clima em São Paulo vai fugir ao nornal de junho com mais chuva do que costuma ocorrer nesta época do ano | CRIS FAGA/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA
A razão? Chuva! Normalmente, nesta época do ano há uma drástica diminuição tanto da frequência quanto dos volumes de chuva na capital paulista e no interior do estado por conta da temporada seca anual.
Na climatologia histórica da cidade de São Paulo, com base nos dado da estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, os meses mais chuvosos do ano são os de verão e os mais secos os do inverno.
Então, as maiores médias históricas de precipitações do ano pela série 1991-2020 são as de dezembro (231,3 mm), janeiro (292,1 mm), fevereiro (257,7 mm) e março (229,1 mm).
A partir de abril, historicamente, a precipitação mensal diminui bastante e os meses mais secos do ano são os frios com as menores médias de chuva em abril (87,7 mm), maio (66,3 mm), junho (59,7 mm), julho (48,4 mm), agosto (32,3 mm) e setembro (83,3 mm).
Ocorre que os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam que junho deverá ter chuva acima a muito acima da média na capital e em vários pontos do interior, sobretudo do Centro para o Sul e o Leste paulista.
O tempo se instabiliza em São Paulo agora nesta semana depois da onda de frio e na semana que vem se projeta ainda dias com chuva na capital e no interior do estado.
Haverá pontos do estado paulista com 100 mm a 150 mm nesta primeira metade de junho, e isoladamente talvez até mais, o que em muito supera as médias históricas de precipitação do mês.
Desenha-se uma repetição de abril. O quarto mês do ano em 2025 terminou com volume na estação meteorológica convencional do Inmet na capital paulista, no Mirante de Santana, de 192,4 mm. O valor ficou 105,4 mm (121 %) acima da normal climatológica de 87,0 mm.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.