Anúncios

Uma tempestade severa de poeira atingiu o Iraque nas últimas horas, causando graves impactos à saúde pública, especialmente nas províncias do Sul do país do Oriente Médio. Mais de 2.700 pessoas foram hospitalizadas com problemas respiratórios.

MUNTAZER UDAY SAHIB/NURPHOTO/AFP/METSUL

As localidades mais atingidas foram Basra (749 casos), Muthanna (700) e Maysan (656) as mais afetadas. Em Diwaniyah foram 322 casos, Dhi Qar registrou 174 e Najaf, 150.

As unidades de saúde, principalmente em áreas rurais, ficaram sobrecarregadas, com hospitais em Maysan atendendo um número recorde de pacientes.

Najaf também relatou aumento expressivo nos atendimentos, com hospitais como Al-Hakeem e Al-Manathira registrando dezenas de internações.

Governadores das províncias mais atingidas pela tempestade decretaram estado de alerta, garantindo suprimento de oxigênio e mobilização das equipes de defesa civil iraquiana.

A tempestade, impulsionada por ventos de até 80 km/h, reduziu drasticamente a visibilidade, chegando a menos de um quilômetro em muitas regiões e até zero em alguns trechos, o que causou vários acidentes, incluindo cinco apenas em Najaf.

Apesar das condições adversas de visibilidade no Iraque, os aeroportos das cidades de Bagdá e Basra continuaram operando.

A tempestade também atingiu o Kuwait, onde foram registradas condições de escuridão diurna.

O Ministério da Educação do Iraque suspendeu as aulas presenciais, adotando o ensino remoto como medida preventiva.

A população foi orientada a permanecer em casa e evitar estradas, enquanto policiais e pedestres usavam máscaras para se proteger da poeira intensa. As autoridades continuam monitorando a situação, prevendo agravamento dos efeitos nas próximas horas.

A MetSul Meteorologia está nos do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.