Quarta mais populosa cidade do Rio Grande do Sul, com 325 mil habitantes, Pelotas enfrenta a maior enchente em oito décadas, confirmando os temores de que havia uma enchente de grandes proporções, tal como alertado pela MetSul. Às 19h do domingo, o canal São Gonçalo chegou a um nível que não registrava há 83 anos: 2,88 metros, exatamente a cota da histórica enchente que castigou Pelotas em 1941.
O canal São Gonçalo vinha em uma crescente desde às 7h de domingo, mas durante a madrugada desta segunda-feira houve um recuo e as medições da prefeitura da cidade do Sul gaúcho indicavam no começo da manhã de hoje uma cota de 2,80 metros.
O município mantém o informe de que as diversas áreas que já estavam na classificação de risco vermelho para inundação, no mapa disponibilizado pela Prefeitura, devem evacuar essas regiões imediatamente. A saída das pessoas facilita o trabalho de resgate pelas equipes de bombeiros, em caso de uma inundação súbita.
As áreas com recomendação de evacuação imediata são: Laranjal (Santo Antônio, Valverde e Pontal), Colônia Z3,Vila da Palha – Cruzeiro, Recanto de Portugal, Marina Ilha verde, Charqueadas, Umuharama, Estrada do Engenho, Lagos de São Gonçalo, Parque Uma, Navegantes, Ambrósio Perret, Mário Meneghetti, Balsa. Fátima, Village Center JK, Doquinhas, Quadrado, Ceval, Mauá, Loteamento Osório, Pântano e Simões Lopes (fundos).
O município possui oito abrigos públicos, geridos pela Prefeitura. O acesso se dá por meio de contato com a Defesa Civil do Município, Bombeiros, Guarda Municipal e Brigada Militar pelos seguintes contatos: 193 (Bombeiros), 153 (Guarda Municipal) e 190 (Brigada Militar).
A enchente prossegue na semana junto à Lagoa dos Patos. Conforme o dia e de acordo com a velocidade do vento, haverá melhora ou piora em cidades como Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço do Sul. Uma vez que o Guaíba volta a subir, a situação seguirá crítica no Sul gaúcho tanto nesta semana quando na semana que vem. Dependendo de quanto o Guaíba atingir nesta semana, a enchente pode ser ainda maior na semana que vem no Sul gaúcho.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.