São Joaquim Online

O Rio Grande do Sul experimentou hoje o segundo dia consecutivo de geada e frio intenso para esta época do ano a menos de um mês do começo do verão. A menor mínima no Estado foi registrada em São José dos Ausentes com apenas 1,9ºC. Na véspera, Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, anotou 0,4ºC.

Os termômetros indicaram hoje marcas muito baixas também em estações meteorológicas de Soledade (2,9ºC), Canela (2,9ºC), São Francisco de Paula (3,2ºC), Bom Jesus (3,4ºC), Cambará do Sul (3,7ºC) e Vacaria (4,7ºC). Em Santa Catarina, a mínima foi de 1,5ºC em São Joaquim e geou (foto). Foi o décimo dia neste mês de novembro com registro de geada no município catarinense, um número altíssimo para a climatologia mensal.

O frio começa a perder força na madrugada desta sexta à medida que ar mais quente começa a tomar conta do Rio Grande do Sul antes da chegada de uma nova frente fria. Esses eventos sucessivos de ar frio no Sul do Brasil têm direta correlação com o fenômeno La Niña. Modelos de clima analisados pela MetSul Meteorologia indicam a continuidade deste padrão de pulsos tardios de ar frio em curto e médio prazos com possibilidade de dias de temperatura baixa mesmo no mês de dezembro que está por chegar, quando o calor já deveria dominar, às vésperas do início do verão astronômico e já com o denominado verão climático em andamento.