Anúncios

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul neste sábado, mas haverá mudança do tempo. Áreas de instabilidade devem avançar pelo Estado no decorrer do dia, trazendo chuva para várias regiões. Enfatizamos que as precipitações serão irregulares e na maior parte dos municípios com baixos volumes. A instabilidade afetará mais o Oeste, Centro e o Norte do Estado, contudo não se afasta chuva em pontos do Sul. Na região de Porto Alegre, o sol aparece com nuvens e há possibilidade de instabilidade na segunda metade do dia. A temperatura se eleva menos do que ontem.

O domingo terá a presença do sol acompanhado de nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, entretanto no Norte e no Nordeste do Estado são esperados períodos com maior nebulosidade e provável registro de precipitação ao longo do dia. Nestas regiões, que incluem a Serra e a Grande Porto Alegre, o sol pode se intercalar com momentos de precipitação. Mais para o Oeste e o Sul deverá predominar o tempo seco. Massa de ar mais frio que ingressa no território gaúcho proporciona um domingo de temperatura agradável no Estado.



Chama a atenção o padrão meteorológico da próxima semana de tempo muito seco no Rio Grande do Sul. É muito factível que quase todos os municipios do Estado não tenham qualquer registro de chuva no final de novembro e no começo de dezembro numa longa e persistente sequência de dias com tempo seco que poderia se prolongar ao menos até o dia 5 de dezembro. Isso está diretamente relacionado ao não ingresso de ar muito quente, normal nesta época, e que favorece instabilidade. Durante o período vão predominar marcas agradáveis com no máximo um pouco de calor. Esse cenário de uma longa sequência de dias com tempo seco preocupa porque pode levar a estresse hídrico em algumas áreas com risco de afetar o milho.

Em Santa Catarina e no Paraná, a sexta-feira tem o predomínio do sol. No sábado, o sol aparece com nuvens, mas entre a tarde e a noite o tempo se instabiliza com chuva na maioria das regiões dos dois estados. Isoladamente não se descarta chuva forte de curta duração com risco de temporal, sobretudo de granizo. O domingo deve começar com instabilidade e chance ainda de chuva forte localizada, especialmente no Paraná, mas entre a tarde e a noite o tempo melhora na maioria das regiões de ambos os estados. Na próxima semana, o tempo seco predomina e haverá instabilidade muito fraca e bastante isolada principalmente em pontos mais a Leste de Santa Catarina e do Paraná.

Anúncios