Anúncios

O outono de 2015 começa hoje às 19h45 com promessa de rápida virada na temperatura já nos primeiros dias. Nestas últimas horas de verão o sol irá predominar em grande parte do Rio Grande do Sul com forte aquecimento. Áreas do Noroeste irão apresentar máximas ao redor de 37°C, na Grande Porto Alegre a máxima poderá superar os 35°C. Em áreas da Metade Sul e Oeste há risco de pancadas isoladas de chuva e temporais passageiros poderão ocorrer devido ao calor. Nos munícipios de fronteira com o Uruguai a nebulosidade já aumenta e há registro de  significativa incidencia de raios conforme registra monitoramento do RINDAT. 


 

A imagem de radar registra núcleos isoladas de chuva forte (em vermelho)  em cidades do Sudoeste Gaúcho. Em Quaraí a chuva chegou provocando forte queda na temperatura. Em menos de 1 hora a temperatura despencou de 32,1°C para 21,5°C com rajadas de vento que alcançaram 58 km/h. Em Uruguaiana onde ainda não houve registro de chuva, a estaçao do Inmet registrou 33,6°C às 13h. 



No primeiro fim de semana de OUTONO uma frente fria vai cruzar rapidamente o Estado durante o sábado provocando aumento de nuvens, pancadas muito irregulares de chuva com baixos acumulados na maioria das regiões, porém eventuais episodios de chuva forte poderão ocorrer. Da tarde para a noite o vento ganha intensidade, devido a troca de massas de ar, sai o ar quente e avança o ar polar e em consequencia disso poderá ocorrer rajadas de vento com intensidade moderada a forte. As áreas mais afetadas tendem a ser as Metades Leste e Sul com rajadas que poderão chega a 60/80 km/h. A noite de sábado será de rapida queda na temperatura e o vento persistente irá gerar sensaçao termica baixa, ou seja, vai fazer frio em algumas regiões.

No domingo a massa de ar polar irá provocar queda acentuada na temperatura e em muitas cidades poderão ocorrer as menores temperaturas mínimas do ano até agora. As mínimas ficarão abaixo de 10°C em munícipios da Campanha, Serra e até mesmo fronteira Oeste. Nas demais regiões as mínimas irão oscilar entre 11 e 13°C. A tarde terá gradativa elevação térmica, contudo, o vento sul persistente irá atenuar o aquecimento com máximas que devem ficar ao redor de 25°C na Grande Porto Alegre, dos 20°C na Serra, 22°C na Zona Sul e 24°C na fronteira Oeste. 

 


Anúncios