Começo de semana que marca o final do outono teve frio muito intenso, marcas negativas e geada forte em muitas cidades gaúchas | NILSON WOLFF

O último dia do outono no Rio Grande do Sul foi marcado por frio muito intenso ao amanhecer, uma vez mais mostrando que o clima não respeita períodos determinados e que com enorme frequência faz muito mais frio em alguns dias do outono astronômico que na maior parte dos dias do inverno. Por isso, meteorologistas trabalham com o conceito de inverno meteorológico que compreende o período de 1º de junho a 31 de agosto no Hemisfério Sul.

O começo de semana de temperatura baixa se deve à influência de uma massa de ar frio que chegou no final da última semana e atingiu seu pico de intensidade no sábado com o amanhecer mais frio no domingo. Desde ontem, a massa de ar frio começa a perder força, entretanto o tempo aberto e o perfil vertical seco da atmosfera ainda favoreceram frio intenso no começo desta segunda-feira.

Grande parte do estado gaúcho voltou a ter marcas muito baixas no amanhecer de hoje, mas com mínimas mais altas do que ontem, o dia com as menores mínimas de 2022 ate agora em Porto Alegre e na maioria dos municípios do interior gaúcho. O frio foi mais intenso nas primeiras horas desta segunda-feira em cidades do Sul gaúcho, onde em diferentes municípios foram anotadas marcas abaixo de zero.

Mínimas negativas ocorreram hoje cedo no Sul, na Serra do Sudeste, nos Campos de Cima da Serra e na fronteira com o Uruguai com as menores marcas mais ao Sul do território gaúcho. Veja as menores temperaturas observadas no Rio Grande do Sul no amanhecer de hoje:

Pinheiro Machado: -5,9°C
Pelotas: -3,9°C ( 52m)
Pelotas: -1,8°C
Pedras Altas: -1,7°C
São José dos Ausentes: -1,4°C
Santana do Livramento: -0,4°C
São José do Norte: -0,4°C

Canela: 0,2°C
Bagé: 0,4°C
Herval: 0,6°C
São Sepé: 0,6°C
Barra do Ribeiro: 0,8°C
Jaguarão: 0,9°C
Quaraí: 1,0°C
Cambará do Sul: 1,6°C
Santa Vitória do Palmar: 1,8°C
Rio Grande: 1,9°C
Encruzilhada do Sul: 2,1°C
Bom Jesus: 2,2°C
Serafina Correa: 2,2°C
Vacaria: 2,2°C
São Francisco de Paula: 2,3°C
Lavras do Sul: 2,4°C
Tapes: 2,4°C
Getúlio Vargas: 2,5°C
Uruguaiana: 2,5°C
Camaquã: 2,6°C
Acegua: 2,7°C
São José do Ouro: 2,7°C
Rosário do Sul: 2,7°C
Amaral Ferrador: 2,8°C
Cachoeira do Sul: 2,9°C
São Gabriel: 2,9°C
Ernestina: 3,1°C
Novo Hamburgo: 3,2°C
São Martinho da Serra: 3,2°C
Campos Borges: 3,3°C
Lagoa Vermelha: 3,3°C
Espumoso: 3,5°C
Venâncio Aires: 3,6°C
Chapada: 3,8°C
Tapera: 3,9°C
Teutônia: 3,9°C
Caçapava do Sul: 4,0°C
Canoas: 4,0°C
Santa Maria: 4,0°C
Triunfo: 4,0°C

Na Grande Porto Alegre, o amanhecer também foi muito frio. A temperatura mínima se deu no bairro de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, onde os termômetros indicaram 3,2ºC. Já em Porto Alegre, no Jardim Botânico, a mínima foi de 6,0ºC. No Aeroporto Salgado Filho, a mínima foi de 5,8ºC.

Este evento de frio, entretanto, está perto do fim. A tarde de hoje já é agradável e o primeiro dia do inverno astronômico, nesta terça, terá o retorno da instabilidade com chuva, raios e risco de temporais isolados. Por isso, as mínimas se elevam muito nesta terça com o aumento da cobertura de nuvens e chuva em parte do Rio Grande do Sul na madrugada. Não há previsão de frio muito intenso no restante desta semana.