Anúncios
Foto mostra raio na onda de tempestades

Tempórais vão seguir no Rio Grande do Sul nesta quarta | MICKAEL SOUZA

A onda de tempestades segue e a MetSul Meteorologia alerta que a chuva vai se intensificar entre esta quarta e a quinta-feira no Oeste e no Sul do estado, agravando a situação na Metade Sul gaúcha com piora dos alagamentos e inundações. Rios da região que já começaram a subir devem se elevar ainda mais, adverte a MetSul.

De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, desde que se iniciou a instabilidade no domingo até hoje no fim da tarde havia chovido 122 mm em Camaquã, 120 mm em Capão do Leão, 119 mm na cidade do Rio Grande, 110 mm em Canguçu, 100 mm em Jaguarão, 94 mm em Dom Pedrito, 93 mm em Santana do Livramento, 91 mm em Bagé, 74 mm em Encruzilhada do Sul e 59 mm em Quaraí.

Já na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, os dados indicaram no mesmo período 127 mm em São Lourenço do Sul, 126 mm em Capão do Leão e Pedro Osório, 124 mm em Arroio Grande, 111 mm em Jaguarão e 109 mm em Canguçu.

Por conta dos altos volumes de chuva, o Sul do estado já sofre com alagamentos e inundações. A chuva intensa, por exemplo, deixou vários pontos alagados nas cidades de Pelotas e Rio Grande. Aulas chegaram a ser suspensas devido aos alertas de tempo severo.

Em Bagé, na Campanha, uma casa no Centro desmoronou em função do excesso de chuva. Residências ao lado foram interditadas, já que também podem vir abaixo. Ninguém ficou ferido. Os moradores foram levados para a casa de amigos e familiares.

De acordo com a Prefeitura de Bagé, há 26 pessoas desalojadas na cidade, 87 casas foram destelhadas pelo vento, mais de 100 árvores caíram com os temporais e mais de 30 postes de energia elétrica vieram abaixo com os vendavais.

Fotos e vídeos recebidos pela MetSul Meteorologia ao longo do dia de hoje mostraram arroios e outros cursos de água menores já extravasando e cobrindo pontilhões nas zonas rurais de Pelotas e outros municípios da região. Algumas comunidades rurais já estavam isoladas. A água invadiu a pista da BR-116 em Pelotas.

💦 AGORA | Alagamento na pista da BR-116, no quilômetro 509, em Pelotas. Não há por ora bloqueio da pista. 📷 PRF

[image or embed]

— MetSul Meteorologia (@metsul.com) September 24, 2024 at 1:09 PM

💦 AGORA | Arroios sobem rapidamente com a chuva excessiva no Sul gaúcho e alguns já transbordam. Imagens do município de Cerrito. 📷 Diones Forlan

[image or embed]

— MetSul Meteorologia (@metsul.com) September 24, 2024 at 3:22 PM

A MetSul projeta um agravamento da situação com a perspectiva de muita chuva ainda no Sul do estado entre esta quarta e a quinta com acumulados de 100 mm a 200 mm em vários pontos. A área entre Pelotas, São Lourenço do Sul e Camaquã deve ser a mais afetada.

Devem ser esperados mais alagamentos, inundações, agravamento de cheias de rios e possivelmente problemas de tráfego na BR-116, uma vez que açudes e barragens podem extravasar.

O Rio Grande do Sul terá temporais nesta quarta-feira pelo quarto dia seguido da onda de tempestades. Frente semi-estacionária passa à condição de frente fria e começa a se deslocar lentamente de Sul para Norte, trazendo mais chuva forte, raios, vento e granizo.

Mapa do modelo europeu indica intensa instabilidade no Oeste gaúcho nesta quarta | METSUL

A instabilidade será maior no Oeste e no Sul com chuva forte a intensa, raios, granizo e risco de vendavais isolados. A instabilidade avança e atinge a maioria das cidades até o fim do dia, exceção de pontos mais ao Norte e o Nordeste do estado. Podem ocorrer temporais isolados acompanhando a chuva. A temperatura segue amena no Sul enquanto cidades do Norte gaúcho terão outro dia de calor com muita fumaça.

Alerta-se que a onda de tempestades segue na quinta-feira com frente fria que ganhará muita força sobre o estado com chuva forte e temporais em várias regiões. Deve chover muito nesta quinta em diversas cidades com alagamentos, inclusive na área de Porto Alegre que deve ter um dia de muitos transtornos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.