Anúncios

A onda de temporais que afetou a Argentina na segunda deixou dois mortos na província de Buenos Aires e outros dois em Villa del Rosário. A localidade, a apenas 80 quilômetros da capital provincial de Córdoba, foi arrasada pelo vento e o granizo. O cenário em Villa del Rosário foi desolador com casas e prédios destruídos pelo vento, árvores decepadas ou sem as folhas, postes caídos e outros danos. Até caminhões foram virados pelo vento. A dimensão dos danos levou as autoridades a informar que tornado foi a causa da destruição, o que não se descarta, mas a enorme área atingida sem rastro definido de destruição não permite se afastar que a origem esteja numa potente frente de rajada ou mesmo em um violento microburst.


Cenário ontem era de devastação em partes da cidade de Villa del Rosário em Córdoba – Juan Joatonelli/Governo de Córdoba


Graves danos foram extensos e violento temporal deixou duas vítimas fatais na segunda-feira – Luciano Decaroli/Faebook

Entre hoje e sexta-feira, o Norte da Argentina será a região sujeita a temporais, o que explica porque o Rio Grande do Sul poderá voltar a ter tempo severo. No fim de semana, deverá aumentar muito a instabilidade em províncias centrais da Argentina com prováveis temporais, alguns fortes, inclusive em Córdoba. O período quente do ano representa um aumento importante dos episódios de tempo severo na Argentina.