Anúncios

O Rio Grande do Sul teve uma sexta-feira de calor em quase todas as regiões que foi mais intenso na Metade Oeste do estado. A MetSul Meteorologia prevê a intensificação do calor neste fim de semana com tendência de marcas ainda mais elevadas na maioria das cidades gaúchas.

Mapa de anomalia de temperatura (desvio da média) previsto pelo modelo alemão Icon para a tarde deste sábado | METSUL

De acordo com dados de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas desta sexta-feira no Rio Grande do Sul foram de 37,7ºC em Quaraí, 37,3ºC em São Borja, e 36,2ºC em Uruguaiana e em São Borja.


O Rio Grande do Sul está sob efeito de uma grande massa de ar seco e quente que cobre a Argentina com domo de calor no país vizinho, o que fazia hoje com que a temperatura em várias províncias argentinas superasse 40ºC novamente com alerta vermelho de calor em dez unidades da federação.

A Argentina registrou nesta sexta o 9º dia seguido com temperaturas máximas acima de 40ºC. A demanda de energia atingiu recorde na quinta: 29.601 MW. Com o pico de carga, houve cortes de energia na província de Buenos Aires e na capital. Com a demanda altíssima, a Argentina importa energia do Brasil, Uruguai, Chile e Bolívia. O governo descreve o sistema como “à beira do colapso”.


Se já está quente, vai ficar ainda mais. O sábado no Rio Grande do Sul outra vez terá o predomínio do sol, mas o aquecimento acentuado forma nuvens esparsas em todas as regiões no decorrer do dia. Não se pode descartar chuva extremamente isolada e passageira à tarde, na escala de bairros em alguns casos, e em pequeno número de pontos.

A massa de ar quente que atua no território gaúcho se reforça e o dia terá forte a intenso calor com máximas mais altas que nos últimos dias. No Oeste, nas áreas de Quaraí, Uruguaiana, Itaqui e São Borja, as máximas ficarão entre 37ºC e 40ºC. Já nos vales e na Grande Porto Alegre, 35ºC a 37ºC à tarde.

O domingo será outro dia muito quente no Oeste, no Centro e nos vales com máximas acima de 35ºC, mas cresce a possibilidade de chuva localizada de verão da tarde para a noite, embora ainda muito irregular, localizada e mal distribuída.

O que está em andamento é um período prolongado de temperatura elevada que não vai acabar tão cedo. Ao menos até o final da semana que vem se espera que o calor siga no Rio Grande do Sul com muitos dias ainda pela frente de máximas elevadas à tarde. Algumas tardes, inclusive, devem ser tórridas.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios