Anúncios

Vários jogos de futebol profissional tiveram horários alterados pelo calor extremo que afeta há mais de uma semana grande parte do território da Argentina | ALEJANDRO PAGNI/AFP/METSUL METEOROLOGIA/ARQUIVO

A onda de calor intensa que atinge o Cone Sul da América forçou a alteração de horários de partidas de futebol na Argentina. A Liga de Futebol Profissional (LPF) anunciou mudanças de calendário para a terceira e quarta rodadas pelas altas temperaturas.

As mudanças incluem os jogos de Banfield-Instituto de Córdoba, marcado para segunda-feira às 21h30 e que agora passou para as 22h. Três outros jogos foram afetados: San Lorenzo-Unión (18h); Godoy Cruz-Lanús (17h30); e Tigre-Boca (19,45).


A LPF informou ainda que a partida entre Rosario Central e Independiente Rivadavia de Mendoza será disputada no Estádio Único de San Nicolás, na quinta-feira, 8 de fevereiro, às 19h30, em vez das 9h. Já o jogo entre Huracán e Independiente passou das 20h para 21h15.

“Todas as alterações de horários devido às condições climáticas foram analisadas e definidas de acordo com o histórico médico e as normas vigentes”, informou a liga de futebol em um comunicado.


Várias províncias da Argentina estão sob alerta vermelho por calor extremo neste sábado e que foram emitidos pelo Serviço Meteorológico Nacional (SMN). O nível vermelho, o alerta máximo definido pela agência meteorológica, implica um “efeito elevado a extremo na saúde”, informou o SMN. As temperaturas são “muito perigosas e podem afetar todas as pessoas, mesmo as saudáveis”, informa o SMN.

A cidade de Mendoza registra a onda de calor mais longa de sua história, com duração de nove dias, segundo o pesquisador do Conicet Juan Rivera, doutor em Ciências Atmosféricas e Oceânicas.

O Ministério da Saúde recomenda aumentar o consumo de água sem esperar a sede para manter a hidratação adequada, não se expor excessivamente ao sol, prestar atenção aos bebês, crianças e idosos, evitar bebidas cafeinadas, alcoólicas ou muito açucaradas.

A sexta-feira foi o 9º dia seguido com máximas acima de 40ºC na Argentina. As máximas chegaram a 43,5ºC em Rivadavia; 42,5ºC em Las Lomitas e Santiago del Estero; 41,6ºC em La Rioja; 41,3ºC em San Martin; 41,2ºC em Catamarca; e 41ºC em Santa Rosa. Várias outras estações anotaram máximas de 40ºC ou perto da marca.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios