Anúncios

Onda de calor castiga Oeste gaúcho e vai prosseguir nos próximos dias | FABIAN RIBEIRO

O Rio Grande do Sul teve uma tarde de terça-feira por demais quente em diversas regiões, sobretudo da Metade Oeste, com máximas que ficaram ao redor ou acima de 40ºC em alguns municípios. A previsão da MetSul é que não apenas o calor vai prosseguir como deve aumentar.

De acordo com dados de estações oficiais, as máximas da terça atingiram 40,4ºC em Quaraí, 39,6ºC em São Borja, 38,6ºC em Uruguaiana, 38,4ºC em São Luiz Gonzaga e 38,0ºC em Santiago. Foi a segunda vez neste ano em que a máxima bateu em mais de 40ºC em Quaraí. No dia 1º, a cidade teve 40,9ºC.


A MetSul prevê que as máximas até sexta-feira devem se manter neste intervalo de 37ºC a 40ºC no Oeste com 40ºC a 42ºC em algumas cidades à medida que o ar quente vai se reforçar no final da semana.

No fim de semana, aumento de nuvens e pancadas de chuva devem evitar que as máximas no Oeste atinjam valores tão extremos, mas vai seguir muito quente na região. Na semana que vem, o Oeste vai continuar com calor extremo e deve enfileirar mais uma sequência de dias com máximas de 37ºC a 40ºC. Há dados, inclusive, indicando que na segunda metade da próxima semana ingressaria ar ainda mais quente com máximas superiores a 40ºC.


O calor muito intenso no Oeste gaúcho vem sendo acompanhado de umidade relativa do ar muito baixa à tarde e que tem caído a valores inferiores a 20%. Com o sol forte, ar quente e baixa umidade, a perda de umidade do solo se acelera e a estiagem se agrava.

Veja vídeo com a meteorologista Estael Sias sobre a onda de calor que afeta parte do interior gaúcho com tardes tórridas de marcas máximas extremamente elevadas. 

A região de Porto Alegre, ao contrário, escapa na maioria dos dias deste episódio de calor extremo do Oeste. A máxima ontem em Campo Bom foi de 33,6ºC e na capital o Jardim Botânico anotou 31,6ºC.

O ingresso de nuvens e a ar mais ameno na costa junto ao Leste gaúcho desfavorecem maior aquecimento, impedindo que as máximas altíssimas do Oeste se repitam na área metropolitana, embora faça calor.

A tendência é que o cenário se mantenha sem calor extremo na capital. As máximas, em média, devem ficar entre 31ºC e 33ºC até sexta, mas com marcas maiores nos vales.  No próximo fim de semana é que a temperatura tende a ter uma disparada e a Grande Porto Alegre deverá ter máximas generalizadas acima dos 35ºC.

Anúncios