Anúncios

O calor intenso em vários estados do Sul e do Sudeste tem feito a demanda de energia elétrica bater recordes sucessivos no Brasil nesta semana, de acordo com dados do Operador Nacional de Sistema Elétrico, o ONS. A temperatura tem estado perto e acima da marca de40ºC em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.

Porto Alegre (foto) teve ontem uma das dez mais altas temperaturas em 115 anos de dados e a quinta maior máxima em fevereiro desde o começo das medições com 39,8ºC | SILVIO AVILA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O Operador Nacional do Sistema Elétrico registrou nesta quarta-feira, pelo segundo dia consecutivo, mais uma quebra de recorde na demanda de carga instantânea no Sistema Interligado Nacional (SIN).

O recorde foi alcançado às 14h42 de hoje com a marca histórica de 103.785 MW. Este foi o terceiro recorde do ano, superando os patamares até então sem precedentes de 11/2 (103.335 MW) e 22/1 (102.810 MW).

O ONS explica que a demanda de carga recorde nesta semana no submercado Sul e no sistema nacional vem sendo diretamente impactada pelas condições meteorológicas pelas altas temperaturas registradas em diferentes regiões do país, sobretudo em estados do Sul e do Sudeste.

O órgão destaca que o chamado SIN “tem atendido plenamente à crescente demanda de carga que vem sendo registrada ao longo das últimas semanas, o que demonstra que o sistema elétrico brasileiro é robusto e opera com segurança”.

Com temperaturas ainda mais altas previstas para a próxima semana no Centro do Brasil, de acordo com o prognóstico da MetSul Meteorologia, a carga semana que vem no submercado da Região Sudeste pode atingir novos recordes com demanda de energia elétrica inédita.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.