Anúncios

A onda de calor acabou em parte do Rio Grande do Sul, como na capital, mas seguiu em outras regiões do estado hoje. O calor foi intenso ainda em Santa Catarina e no Paraná. Com as altas temperaturas, temporais se formaram durante a tardes e trouxeram estragos em cidades gaúchas e catarinenses.

Vendaval destelhou escola em Rio do Sul (SC) | REDES SOCIAIS

Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas de hoje no território gaúcho foram 38,1ºC em São Borja; 35,2ºC em Tupanciretã; e 35,0ºC em São Borja. Em estações particulares, os termômetros indicaram 40,1ºC em Porto Xavier; 39,0ºC em São Borja; 38,9ºC em Porto Vera Cruz; 38,7ºC em Maçambará e 37,2ºC em Santo Ângelo, dentre outros registros entre 37ºC e 40ºC.

Em Santa Catarina, estações da Epagri-Ciram registraram máximas nesta quarta-feira entre 35ºC e 40ºC em diversas cidades, destacando-se 38,6ºC em Corupá; 38ºC em Itapiranga, Jaraguá do Sul e Lontras; e 37,5ºC em Schroeder.

No Paraná, várias cidades marcaram as suas maiores temperaturas do ano, embora não recordes históricos. Fez 38ºC em Morretes; 37,4ºC em Antonina; 35,8ºC em Foz do Iguaçu; 35,2ºC em Planalto; e 32,2ºC em Pinhais e Curitiba.

Com o calor e a umidade, fortes a intensas áreas de instabilidade se formaram durante a tarde na Metade Norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, provocando chuva localmente forte e temporais isolados com queda de granizo e vendavais.

No Rio Grande do Sul, um forte temporal com chuva intensa, granizo e vendaval castigou São Marcos, na Serra Gaúcha. A tempestade severa causou destelhamento de casas e alagamentos em vários pontos. A área mais atingida foi o centro da cidade. O município serrano de Vila Flores também foi afetado pela tempestade.

Em Santa Catarina, temporais se formaram no Alto Vale do Itajaí. Os maiores danos se deram nos municípios de Rio do Sul e Presidente Getúlio. Na cidade de Rio do Sul, o telhado da escola Henrique Fontes foi arrancado pela ventania.

Em Videira, temporal causou destelhamentos de residências, quedas de árvores e alagamentos. Blumenau foi outra cidade que teve tempo severo com pontos de alagamentos e queda de árvores nesta quarta-feira. No temporal que atingiu Campos Novos, uma árvore caiu sobre automóvel na na BR-282, sentido Campos Novos a Joaçaba, sem deixar feridos.

Nesta quinta-feira, o risco de tempo severo isolado será maior ainda no Norte do estado gaúcho, mas, especialmente, em Santa Catarina e Paraná. No Rio Grande do Sul, o maior risco será chuva forte a intensa localizada com alagamentos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.