Anúncios

Onda de calor teve o dia mais quente até agora em Porto Alegre com máximas de 36ºC a 38ºC na maioria dos bairros e sensação térmica que passou de 43ºC | FERNANDO OLIVEIRA

O Rio Grande do Sul experimentou um sábado escaldante de calor excessivo. Máximas perto de 40ºC foram registradas em algumas cidades com sensação térmica por efeito da umidade em diversos municípios gaúchos. Todos os dias em fevereiro até agora no estado gaúcho foram de temperatura acima da média e máximas superiores aos 35ºC.

De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, este sábado anotou máximas de 38,5ºC em Campo Bom; 38,1ºC em Quaraí; 37,4ºC em São Borja e Teutônia; 37,3ºC em Uruguaiana; 37,2ºC em Santa Maria; e 37,1ºC em São Luiz Gonzaga.


Já estações automáticas particulares indicaram neste sábado máximas de 39,3ºC em Colinas; 38,7ºC em Porto Xavier; 38,6ºC em Poço das Antas; 38,5ºC em Teutônia; 38,4ºC em Parobé; 38,3ºC em São Leopoldo; 38,1ºC em Santa Rosa e Uruguaiana; e 38,0ºC em Porto Vera Cruz.

Em Porto Alegre, a temperatura máxima na estação meteorológica automática do bairro Jardim Botânico foi a 36,7ºC. No local, a temperatura às 15h era de 35,6ºC, entretanto com umidade relativa do ar de 53%, o que proporcionava um índice de calor (sensação térmica) de 43,5ºC. Estações particulares na capital chegaram a marcar à tarde entre 37ºC e 38ºC.


A onda de calor não abandona o Rio Grande do Sul neste domingo, antecipa a MetSul Meteorologia. O centro da massa de ar quente que por dias esteve sobre o Norte da Argentina agora está sobre o Sul do Brasil, proporcionando um maior aumento da temperatura.

O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul neste domingo, mas a cobertura de nebulosidade aumenta no decorrer do dia em todas as regiões do estado. Faz muito calor com calor intenso na maior parte das localidades. As máximas em várias cidades voltam a ficar ao redor e acima de 35ºC.

Os modelos numéricos indicam que o Noroeste, a Grande Porto Alegre e os vales devem ser as áreas mais quentes do estado neste domingo com marcas à tarde acima de 35ºC, mas com alguns pontos anotando máximas tão altas quanto 38ºC a 40ºC à tarde, depois de uma manhã que já será de muito calor.

Projeção de temperatura para a tarde deste domingo do modelo alemão Icon | METSUL

O forte aquecimento associado à onda de calor forma nuvens com maior desenvolvimento vertical que trazem chuva isolada de verão da tarde para a noite em várias regiões do estado. Não se afasta instabilidade na Grande Porto Alegre. Alerta-se que em alguns pontos a chuva pode ser forte e com risco de temporal, uma vez que temperatura estará muito alta. Em dias de calor excessivo, como será este domingo, cresce o risco de vendavais localizados e até intensos com potencial de danos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios