Anúncios

Calor e Guaíba baixo afetam abastecimento de água em Porto Alegre | ALEX ROCHA/PMPA

O nível baixo do Guaíba e o calor excessivo podem provocar falta de água em Porto Alegre. O alerta foi feito hoje pela prefeitura da capital gaúcha. As áreas com maior risco de desabastecimento são as zonas Sul e Leste da capital, de acordo com o comunicado da Prefeitura.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) alertou neste sábado para um possível quadro de desabastecimento ou baixa pressão de água Até o começo da semana por conta da temperatura muito elevada e do nível baixo do Lago Guaíba nos pontos de captação.


O nível do Guaíba atingiu no começo da tarde deste sábado na estação do Cais Mauá a marca de 0,37 cm. Não significa que a profundidade das águas esteja em apenas 37 centímetros, mas a marca indica em relação ao nível do mar. Assim, o Guaíba deve ser evitado sob risco de afogamento na zona central da cidade mesmo com o seu nível baixo.

No sábado passado, no mesmo horário, a medição indicava 0,51 cm, exatamente a média do que é normal em fevereiro. As marcas de hoje, assim, são inferiores ao normal para fevereiro e as mais baixas desde a estiagem do começo do ano passado.


O DMAE explica que, com o baixo nível do Guaíba, há prejuízo na captação de água na região da Estação de Tratamento Belém Novo, responsável pelo abastecimento dos bairros da Zona Sul, Extremo Sul e parte da Lomba do Pinheiro.

As localidades mais elevadas da cidade, como a região do Morro da Cruz, onde o Departamento bombeia água para uma altura de até 240 metros acima do nível do Guaíba, poderão sofrer baixa pressão e desabastecimento.

O órgão informa que está com uma operação de caminhões-pipa para injetar água nos reservatórios e conseguir manter o nível. Além disso, os caminhões estão na região abastecendo as caixas d’água dos moradores.

Os bairros que poderão sofrer baixa pressão ou desabastecimento são Agronomia, Vila dos Sargentos, Partenon, Cel. Aparício Borges, Vila São José, Vila Vargas, Aberta dos Morros, Belém Novo, Belém Velho, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Cascata, Chapéu do Sol, Espírito Santo, Extrema, Hípica, Ipanema, Lageado, Lomba do Pinheiro e Restinga.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios