Anúncios

Fim de semana terá tardes tórridas com calor extremo | CÉSAR LOPES/PMPA

A MetSul Meteorologia reforça a advertência que o calor vai ganhar força em diversas regiões gaúchas nesta sexta-feira e no fim de semana à medida que o centro da massa de ar mais quente que atua sobre o Norte e o Nordeste da Argentina avança para o Sul do Brasil.

A previsão da MetSul indica máximas acima de 40ºC no estado gaúcho, especialmente durante o fim de semana que terá os dias mais quentes. A temperatura ficará ao redor de 40ºC na capital no domingo e deve passar dos 40ºC no fim de semana nos vales e na Grande Porto Alegre.


Até o momento, embora esteja fazendo muito calor em quase todo o Rio Grande do Sul, as maiores máximas e extremas estão se concentrando no Oeste do estado com longa sequência de dias escaldantes desde o começo do mês.

Segundo os dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima em Quaraí atingiu 36,1ºC no dia 1º; 37,7ºC no dia 2; 39,8ºC no dia 3; 39,1ºC no dia 4; 37,2ºC no dia 5; 39,0ºC no dia 6; e 39,2ºC no dia 7.


No fim de semana, os valores mais extremos de temperatura tendem a ocorrer na Grande Porto Alegre e nos vales do Rio Pardo, Taquari, Caí, Sinos e Paranhana, uma vez que nuvens e chuva devem afetar o Oeste e o Sul gaúcho, sobretudo no domingo, o que vai inibir aquecimento maior.

Na região metropolitana e nos vales, as máximas no fim de semana, especialmente no domingo, devem ficar entre 40ºC e 42ºC, já que o ar quente estará sendo canalizado para o Nordeste gaúcho com a instabilidade no Oeste e no Sul.

Onda de calor dia a dia

A sexta-feira de Carnaval (9) terá o predomínio do sol, embora a presença de nuvens esparsas. Massa de ar muito quente cobre o estado com acentuado calor. Máximas perto e acima de 35ºC em muitas cidades durante a tarde com calor mais intenso no Noroeste, Oeste, Centro, Vales, Grande Porto Alegre e a Campanha. Alguns pontos podem anotar 38ºC a 40ºC. Devido ao calor, não se afasta chuva muito isolada de verão da tarde para a noite, especialmente nas Metades Norte e Oeste.

Mapa de anomalia de temperatura (desvio da média) para 15h de sexta pelo modelo alemão Icon com temperatura acima da média generalizada no Sul do Brasil | METSUL

Já o sábado (10) será com muito sol e nebulosidade esparsa no Rio Grande do Sul. Pode ter chuva isolada principalmente em pontos do Oeste e do Sul. O ar quente sobre o estado se reforça e o dia será excessivamente quente com máximas de 37ºC a 40ºC, e localmente superiores, no Noroeste, no Centro, nos vales, na Grande Porto Alegre, na Campanha e no Sul. Mesmo na Serra faz calor intenso com 35ºC em algumas cidades.

Mapa de anomalia de temperatura (desvio da média) para 15h de sábado pelo modelo alemão Icon com temperatura ainda mais acima da média na Grande Porto Alegre, nos vales e na Serra enquanto instabilidade traz alívio no Oeste | METSUL

Já o domingo (11) terá mais nuvens e chuva no Oeste e na fronteira com o Uruguai, onde aquece menos. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens. O calor segue muito intenso a extremo no Noroeste, no Centro, nos vales, Grande Porto Alegre e áreas a Oeste da Lagoa dos Patos com marcas de 38ºC a 40ºC, mas 40ºC a 42ºC em alguns pontos. Será um dia tórrido com calor desde a madrugada. Porto Alegre ficará ao redor dos 40ºC e a região metropolitana passará dos 40ºC. Da tarde para a noite, pelo calor excessivo, chuva e risco de temporais em pontos isolados.

Mapa de anomalia de temperatura (desvio da média) para 15h de domingo pelo modelo alemão Icon com temperaturas até 10ºC acima do normal na Grande Porto Alegre e nos vales com muito calor no Norte e no Nordeste gaúcho ao passo que no Oeste e parte do Sul instabilidade traz marcas menores | METSUL

A segunda (12) até terá a presença do sol com nuvens em parte do estado, entretanto a nebulosidade aumenta muito. Uma frente fria avança e traz chuva, irregular, no decorrer do dia para a maioria das regiões. Pode chover forte com temporal em pontos isolados. O dia começa por demais quente com uma madrugada de temperatura atípica em que a temperatura estará perto ou acima de 30ºC em muitas cidades. Faz muito calor ainda na Metade Norte do estado com marcas acima de 35ºC.

Mapa de anomalia de temperatura (desvio da média) para 15h de segunda pelo modelo alemão Icon com temperaturas ainda acima da média na Metade Norte e calor muito intenso no Leste e no Nordeste catarinense além da costa do Paraná | METSUL

Na terça-feira (13), sol e nuvens com momentos de maior nebulosidade no Rio Grande do Sul. Já chove em alguns pontos entre a madrugada e de manhã, mas instabilidade maior ocorre da tarde para a noite com pancadas isoladas mais nas Metade Oeste e Norte. A madrugada é menos quente que no dia anterior, porém abafada. Já a tarde não será tão quente como nos dias precedentes com máximas, em geral, de 30ºC a 32ºC. No Oeste, a temperatura volta a subir com 33ºC a 35ºC.

Noites muito quentes

A MetSul Meteorologia alerta que o calor não se limitará ao período diurno e que as noites no estado serão também muito quentes no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Nesta quinta-feira, em Uruguaiana, a temperatura mínima não baixou de 24,4ºC. Nesta sexta e no fim de semana, porém, devem ser esperadas mínimas muito mais altas.

As madrugadas de domingo e segunda, em especial, devem ser de temperatura alta a muito elevada. Haverá locais do estado em que a temperatura no meio da noite vai estar perto de 30ºC, principalmente na noite de domingo para a segunda-feira nos pontos em que não chover no domingo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios