Anúncios

São Paulo terá um fim de semana de sol e calor intenso. Há risco de chuva forte e temporal na segunda metade do domingo. | PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

O fim de semana será de muito calor no Centro do Brasil e instabilidade mais ao Sul do país, projeta a MetSul Meteorologia. A onda de calor persiste no Centro-Oeste e no Sudeste com muito alta temperatura e tardes escaldantes em diversos estados das duas regiões. No Sul, pancadas de chuva e temporais isolados serão frequentes neste fim de semana, especialmente da tarde para a noite.

O Mato Grosso do Sul anotou na tarde de sexta-feira máximas de 39,3ºC em Jardim; 38,6ºC em Rio Brilhante; 38,4ºC em Água Clara e Três Lagoas; e 38,2ºC em Juti e Maracaju. Hoje, novamente, o dia será de excessivo calor com máximas perto ou acima dos 40ºC em vários municípios. No domingo, o calor persiste, mas já cede em algumas áreas com pancadas de chuva e temporais isolados.

Em São Paulo, a sexta-feira teve máximas acima de 35ºC em grande parte do estado. Os termômetros indicaram 38,9ºC em Valparaíso; 38,8ºC em Dracena; 38,7ºC em Rancharia; 37,3ºC em Lins e Tupã; e 37,2ºC em Barra Bonita. A cidade de São Paulo pelo segundo dia seguido igualou o seu recorde de máxima de março com 34,3ºC na estação do Mirante de Santana.

Este fim de semana será escaldante em São Paulo com calor muito intenso ainda, tanto na capital como no interior. As máximas se elevam ainda mais em diferentes cidades com o ingresso de ar mais quente. Por isso, o interior deve ter pontos com máximas ao redor dos 40ºC enquanto a capital seguirá com marcas de 34ºC a 35ºC. Alerta-se para o alto risco de temporais isolados com chuva forte e vendaval da tarde para a noite do domingo.


No Rio de Janeiro, a máxima oficial ontem foi de 36,9ºC na Vila Militar, mas a prefeitura da capital fluminense observou 38,9ºC em Irajá. Neste sábado, o calor aumenta com máximas de 38ºC a 40ºC em vários bairros. No domingo, ainda mais calor com pontos registrando entre 40ºC e 42ºC. O sol predomina durante o fim de semana na capital fluminense.

No Sul do Brasil, o Paraná segue muito quente. Ontem, o estado teve 39,3ºC de máxima em Paranapoema; 38,9ºC em Marechal Cândido Rondon; e 38,3ºC em Diamante do Norte. Neste sábado, de novo, máximas perto de 40ºC em algumas cidades, mas haverá chuva e temporais isolados da tarde para a noite. No domingo, o calor persiste com menor intensidade na maioria das áreas, e novamente ocorrem pancadas de chuva e temporais localizados na segunda metade do dia.

Santa Catarina terá muito calor em diversas cidades neste sábado, mas o aquecimento forma nuvens carregadas que trazem chuva e risco de temporal para diversos pontos da tarde para a noite. No domingo, menos quente na maioria das áreas com calor intenso ainda no Nordeste catarinense. Haverá mais nuvens e pancadas de chuva são esperadas em muitas cidades da tarde para a noite, fortes em alguns locais e com risco ainda de temporais isolados.

No Rio Grande do Sul, o fim de semana é de instabilidade. Embora aberturas ocorram em diferentes pontos, chove em todas as regiões gaúchas até o final deste sábado e com risco de pancadas fortes e temporais em pontos localizados. No Oeste, a chuva já se dá desde a manhã deste sábado. No domingo, parte do estado tem chuva desde cedo com maior instabilidade prevista da tarde para a noite. Na Metade Sul, chove em menor número de locais. Por conta da instabilidade e da nebulosidade, a temperatura não se eleva muito, embora siga quente e abafado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios