Anúncios

Chuva e temporais isolados vão atingir grande parte do Sul do Brasil na tarde e noite deste sábado. A MetSul Meteorologia alerta que em alguns pontos a chuva pode ser forte a torrencial, não se descartando temporais isolados com rajadas de vento forte e ocasional queda de granizo.

METSUL

A imagem de satélite acima, do meio-dia deste sábado, mostrava como o tempo ainda estava aberto em quase todo o Paraná e Santa Catarina enquanto no Rio Grande do Sul chovia em diversos pontos. Nuvens mais carregadas começavam a se deslocar do Centro gaúcho em direção à Grande Porto Alegre, onde a manhã teve sol e nuvens com grande abafamento.

Estações oficiais registraram entre a madrugada e a manhã deste sábado, nas primeiras 12 horas de hoje, chuva de 44 mm em Livramento, 34 mm em Tupanciretã e Uruguaiana, 19 mm em Dom Pedrito e Quaraí, e 14 mm em Alegrete. Várias cidades do Oeste somam 100 mm a 150 mm desde quinta à noite, quando começou a instabilidade.

Entre a tarde e a noite deste sábado a chuva atinge toda as regiões gaúchas e a maioria dos municípios do estado, mas não necessariamente todas as cidades do Rio Grande do Sul. Assim como ocorreu ontem do Centro para o Oeste, pontos isolados podem ter chuva com volumes excessivamente altos em curto período com alagamentos. Embora o risco maior seja chuva forte isolada, não podem ser descartados temporais isolados de vento.


Em Santa Catarina e no Paraná, por sua vez, onde o calor predomina, o aquecimento traz chuva localizada da tarde para a noite deste sábado, ou seja, a precipitação será irregular e mal distribuída. Como legítima chuva de verão que cai em um canto e não cai em outro. Mesmo assim, setores isolados podem ter chuva forte a torrencial com risco de temporal.

Nuvens mais carregadas se formam durante a tarde e noite à medida que a temperatura se eleva com uma massa de ar quente, úmida e instável que cobre a maior parte do Sul do Brasil, exceção de parte do Paraná. Embora já chova em alguns pontos de manhã, a chuva atinge mais locais da tarde para a noite, condição que vai se repetir durante os próximos dias.

Anúncios