Anúncios

A onda de calor que castiga os gaúchos completou hoje meio mês em mais um dia de temperaturas muito acima da média desta época do ano e que ficaram perto dos 40ºC em algumas cidades gaúchas, mas o tão esperado alívio chega neste fim de semana com uma frente fria que vai avançar pelo Rio Grande do Sul no domingo.

SILVIO AVILA/AFP/METSUL

De acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas hoje no estado foram 38,7ºC em Santiago; 38,2ºC em São Borja e Quaraí; 37,9ºC em Campo Bom; 37,8ºC em São Vicente do Sul; 37,7ºC em São Gabriel; 37,1ºC em Alegrete; e 37,0ºC em Dom Pedrito. Estação da Secretaria da Agricultura em Santo Antônio das Missões marcou 39,1º C.

O alívio depois de duas semanas de calor incessante no Rio Grande do Sul virá por uma frente fria que hoje atuava em províncias do Centro da Argentina com chuva, localmente extrema, e tempestades fortes a severas de vento e granizo.

O episódio mais grave na Argentina se deu na cidade de Bahia Blanca, no Sul da província de Buenos Aires, onde em menos seis pessoas morreram.

A chuva em poucas horas somou 290 mm na estação do aeroporto (oficial) e até 350 mm em estações particulares, marcas sem precedente em curto período na história da cidade, o que trouxe inundações catastróficas em Bahia Blanca a ponto de pessoas se refugiarem nos telhados das suas casas da enchente.

Neste sábado, a frente fria alcança o Nordeste da Argentina e o Uruguai com chuva e tempestades, chegando à fronteira com o Rio Grande do Sul com o Uruguai da tarde para a noite.

No domingo, o sistema frontal avança pelo Rio Grande do Sul e derruba a temperatura em quase todo o estado, exceção de poucos pontos mais ao Norte gaúcho, no Alto Uruguai.

A temperatura na tarde do domingo estará entre 20ºC e 25ºC na maior parte das cidades gaúchas, exceto por pontos do Médio e Alto Uruguai que ainda passam de 30ºC.

Com isso, a maioria das localidades gaúchas terá uma tarde de domingo com temperaturas até 10ºC a 13ºC abaixo do que registrou na véspera.

A segunda-feira vai começar amena na maioria das regiões do estado, mas na fronteira com o Uruguai, Campanha e o Sul fará frio com mínimas que devem ficar entre 10ºC e 13ºC em vários municípios, mas que podem descer a 7ºC a 10ºC em alguns pontos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.