Anúncios

A primeira semana de março em Porto Alegre teve tardes 7,3ºC mais quentes do que a média histórica, mostra levantamento da MetSul Meteorologia com base em dados da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia no Jardim Botânico.

ALEX ROCHA/PMPA

A temperatura máxima média dos primeiros sete dias do mês na capital foi de 36,5ºC, quando a média máxima histórica de março na capital gaúcha, pela série 1991-2020, é de 29,2ºC.

O desvio da média seria excepcionalmente alto para janeiro, que tem a maior média das máximas entre todos meses do ano, de 31,0ºC. Fosse janeiro, a temperatura teria ficado 5,5ºC acima do padrão histórico.

As máximas na primeira semana de março foram de 34,0ºC no dia 1º; 36,4ºC no dia 2; 38,8ºC no dia 3; 35,9ºC no dia 4; 37,6ºC no dia 5; 36,0ºC no dia 6; e 37,2ºC nesta sexta-feira.

“Enfrentamos seguramente a primeira semana de março mais quente já registrada em Porto Alegre neste século e possivelmente a mais quente já observada no começo do mês até hoje em Porto Alegre”, destaca o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall da MetSul Meteorologia.

Conforme Nachtigall, o calor persistente e intenso se deveu a um bloqueio atmosférico associado a um centro de alta pressão na costa chamado de Alta Pressão Semi-Estacionária do Atlântico Sul.

Nachtigall prevê a queda do bloqueio neste fim de semana. “Depois de um sábado ainda muito quente com 37ºC a 38ºC, uma frente fria traz chuva e queda acentuada da temperatura no domingo”, antecipa. “A próxima semana, finalmente, terá temperaturas próximas do normal de março”, destaca.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.