A onda de calor no Rio Grande do Sul completou hoje onze dias em mais uma jornada tórrida no estado com marcas perto dos 40ºC e valores de sensação térmica acima dos 40ºC. Na história recente, somente os anos de 2010 e 2014 tiveram sequência de dias tão quentes na primeira metade de fevereiro.
Em 2010, embora máximas ainda mais altas que as de agora à tarde, as noites foram muito mais quentes que no episódio atual. Em 2014, por sua vez, as máximas à tarde em especial foram mais extremas a ponto de Porto Alegre ter ficado a 0,1ºC do seu recorde absoluto de máxima.
Foi um fim de semana inteiro de calor intenso para os gaúchos. No sábado, a sensação térmica à tarde chegou a 43,5ºC em Porto Alegre. Hoje, o calor se acentuou em algumas regiões com as maiores máximas, como se esperava, no Oeste, nos vales e na região metropolitana.
De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas deste domingo foram as mais elevadas desta onda de calor em algumas cidades. O órgão anotou máximas de 39,5ºC em Quaraí; 39,2ºC em Campo Bom; 39,1ºC em Alegrete; 38,6ºC em Uruguaiana; e 38,1ºC em São Borja.
Já estações automáticas particulares registraram neste domingo 39,9ºC em Parobé; 39,4ºC em Porto Xavier; 39,2ºC em Três Coroas; 39,0ºC em Taquara; 38,9ºC em Porto Vera Cruz; e 38,8ºC em Rolante.
Este domingo foi o dia de calor mais intenso até agora no ano em várias cidades da Grande Porto Alegre. Além dos registros de 39,9ºC em Parobé e de 39,2ºC em Campo Bom, estações meteorológicas na região indicaram 37,7ºC em São Leopoldo; 37,4ºC em Viamão; e 37,2ºC em Canoas. Em Porto Alegre, com o ingresso de nuvens ao meio-dia, a máxima ficou em 36ºC.
Mas até quando vai esta prolongada onda de calor? Essa é a pergunta que os nossos ouvintes e leitores têm feito sistematicamente e cuja resposta é muito simples: muito em breve. A onda de calor está perto do fim, mas nós gaúchos teremos que suportar um dia mais de calor excessivo e abafamento.
Isso porque esta segunda-feira de Carnaval será mais um dia marcado por muito calor no Rio Grande do Sul com temperaturas altas generalizadas. O dia é quente desde o seu começo, uma vez que as mínimas da madrugada serão elevadas e não devem baixar de 25ºC em várias cidades. O dia é muito abafado e terá outra vez máximas perto ou ao redor de 40ºC, mas com sensação térmica acima de 40ºC em várias cidades.
Com o sol, que aparece com nuvens, a temperatura rapidamente dispara durante a manhã com calor já cedo e a tarde torna a ser escaldante. O calor gera chuva de verão isolada, mas a aproximação de frente fria induz instabilidade na fronteira. Isoladamente, há risco de chuva forte e de temporal com rajadas de vento.
O Ponto final na onda de calor ocorre na terça-feira, quando uma frente fria avança com chuva mais generalizada e vai trazer acentuada queda da temperatura e um merecido alívio após doze dias de onda de calor. Várias cidades na terça devem ter temperatura à tarde até 10ºC abaixo do mesmo horário na véspera à medida que massa de ar ameno ingresso no território gaúcho.
Se por um lado a frente fria traz um imenso alívio para os gaúchos na terça-feira, o quadro pré-frontal induz ingresso de ar mais quente com calor intenso a extremo na terça no Nordeste de Santa Catarina e no litoral do estado do Paraná, inclusive com a possibilidade de marcas perto ou acima de 40ºC em alguns pontos.
Na quarta-feira, a massa de ar mais ameno cobre grande parte do Rio Grande do Sul e proporciona mais um dia de temperatura agradável para esta época do ano na maioria das localidades, prevendo-se máximas generalizadas abaixo dos 30ºC no estado gaúcho.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.