Anúncios


Imagem: Primeira episódio de chuva da primavera marcará a semana.

O fim de semana foi marcado pelo tempo firme com muito sol no Rio Grande do Sul e este começo de semana não deve ser diferente com tempo aberto. A diferença se dará na temperatura.


Correntes de vento de Norte trarão ar muito quente para o Estado nesta primeira metade da semana. Hoje já faz muito calor, com máximas acima de 35ºC do Centro para o Oeste e o Noroeste gaúcho, mas o dia mais quente da semana vai ser amanhã. A tarde desta terça-feira será escaldante no Rio Grande do Sul com máximas muito elevadas e típicas dos dias mais quentes de janeiro e fevereiro. Os termômetros devem indicar amanhã entre 37ºC e 39ºC na Grande Porto Alegre. Nos vales, máximas ao redor dos 40ºC na terça à tarde.

A noite de amanhã, a madrugada de quarta e parte da quarta-feira devem ser ainda de temperatura muito elevada. Espera-se vento Norte que poderá soprar forte em algumas regiões, como a área de Santa Maria.


A aproximação de uma frente fria já traz chuva para pontos do Sul e do Oeste até o final desta terça-feira, porém será na quarta que o sistema deve avançar e trazer chuva no decorrer do dia para a maioria das regiões. Em muitas áreas, como Porto Alegre, o sol ainda deve aparecer com calor antes da chuva. A chuva poderá ser localmente forte e vir com tempestades isoladamente fortes a severas com risco de vendavais e granizo. Veja a projeção de chuva dia a dia do modelo canadense.

Os volumes de chuva na segunda metade da semana poderão ser elevados em algumas regiões gaúchas com acumulados próximos ou acima dos 100 mm. Será o primeiro episódio de chuva da primavera.

Anúncios