Anúncios
O tempo estará bastante movimentado no Sul do Brasil nos próximos sete dias. Veja com a MetSul em dez pontos o que esperar no período que promete chuva, vento e forte massa de ar polar com muito frio:
- Ciclone extratropical se forma a Sudeste do Uruguai nesta quinta-feira (24). Não se trata de um ciclone bomba e seus ventos ciclônicos vão se concentrar em alto mar junto à costa da Argentina.
- Corrente de jato em baixos níveis da atmosfera trará vento do quadrante Norte moderado a forte antes da chegada de uma frente fria nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul. O vento Norte deve ser mais forte em vales e áreas de encostas da Serras.
- Frente fria traz chuva para todas as regiões gaúchas nesta quinta-feira. Os maiores volumes devem ocorrer no Oeste e no Sul com acumulados, em regra, baixos na maior parte dos municípios das demais regiões. Influência desta frente em Santa Catarina e no Paraná será muito menor e na maioria das regiões dos dois estados não há risco de tempo severo e em muitos municípios sequer deve chover.
- Vento forte pode acompanhar a chegada da frente fria nesta quinta em muitas cidades gaúchas e há risco de vendavais fortes localizados. Condições sinóticas não permitem afastar até um risco marginal de tornados.
- Tempo melhora já nesta quinta da tarde para a noite em diversas regiões do Rio Grande do Sul, especialmente no Oeste, no Centro e no Sul do Estado, onde esfria e as mínimas ocorrem à noite.
- Sexta-feira será de sol e nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul com um pouco de frio cedo da manhã e uma tarde agradável.
- Fim de semana será de instabilidade no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A aproximação de uma intensa massa de ar polar vai trazer chuva que pode ser volumosa em muitas áreas entre sábado e domingo. No território gaúcho, os maiores volumes devem ocorrer do Centro para o Norte do Estado. Porto Alegre pode ter períodos de chuva moderada a forte no fim de semana.
- Forte massa de ar polar começa a ingressar no Sul do Brasil entre domingo e a segunda-feira. Chegada do ar gelado deve ocorrer com vento e baixa sensação térmica.
- Últimas projeções dos modelos numéricos intensificaram a massa de ar polar que vai atuar na primeira metade da próxima semana que será o período mais frio do ano até agora com madrugadas gélidas e tardes muito frias mesmo com sol.
- É meramente uma possibilidade no momento e cedo para fazer qualquer prognóstico ou detalhamento, mas as mais recentes saídas dos modelos numéricos analisados pela MetSul reforçam a chance do Sul do Brasil ter a primeira ocorrência de neve do ano na próxima semana.