Anúncios

Zoom Earth

Um ciclone extratropical atua no Atlântico Sul a Sudeste do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (18). Com efeito, a análise da 0Z de hoje, 21h da quarta-feira, mostrava o centro do sistema com 998 hPa. O ciclone estava a Sudeste do Chuí.


O que traz este ciclone? Vento, não muito. Chegou a ventar por vezes moderado na madrugada em Porto Alegre. Na Barra do Chuí, as rajadas chegaram a 58 km/h na madrugada. O dado é da estação local do Instituto Nacional de Meteorologia.

O ciclone no oceano impulsiona ar mais frio para o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul. No Noroeste e no Norte do Estado, porém, ainda há ar mais quente em altitude. 

Isso determina, portanto, que haja uma grande presença de nebulosidade nesta manhã em diversas regiões gaúchas. Mesmo assim, muitas cidades amanheceram com 14°C a 15°C. 


Em síntese, o efeito deste sistema será maior na queda da temperatura no curto prazo e em causar uma sequência de dias com tempo firme.

Por fim, quando há um ciclone no oceano, a Oeste e Noroeste do sistema forma-se uma língua de ar mais seco. É o que vai determinar tempo firme por muitos dias seguidos.

Anúncios