Anúncios

Uma frente fria começa a ingressar pelo extremo Sul do Rio Grande do Sul e vai avançar hoje e amanhã pela costa do Sul do Brasil, precedendo uma nova massa de ar frio com trajetória marítima, projeta a MetSul Meteorologia.

METSUL

A imagem do satélite meteorológico GOES-19 da NOAA/NASA das 11h desta quarta-feira mostrava a frente fria se estendendo pelo Oceano Atlântico até o extremo Sul gaúcho, o Uruguai e a região do Rio da Prata com maior atividade sobre o oceano e escassa sobre o continente.

O que esperar desta frente fria? Muito pouco, em síntese. Como destacado, ao sistema frontal tem escassa atividade sobre terra e vem provocando apenas aumento de nuvens e a mudança do vento para Sul com queda de temperatura pela massa de ar frio em sua retaguarda.

Veja o que ocorreu na cidade de Buenos Aires e região. Ontem, no final da manhã, fazia 17ºC com escassa nebulosidade no Aeroporto Internacional de Ezeiza. Hoje, na mesma hora, apenas 12ºC. A passagem da frente se deu basicamente com aumentos de nuvens e rotação do vento para Sul na região da capital argentina.

Se espera praticamente o mesmo no Sul do Brasil. O sol predomina neste momento na Região Sul, mas a cobertura de nuvens aumenta no Rio Grande do Sul da tarde para a noite de hoje com o deslocamento do sistema frontal.

No estado gaúcho, nesta quinta, maior nebulosidade entre a madrugada e de manhã, mas o sol aparece com nuvens no decorrer do dia, sobretudo à tarde em alguns locais. Não se afasta precipitação leve isolada em pontos da Metade Leste gaúcha. Na sexta, o sol aparece com nuvens, mas na primeira metade do dia parte do estado deve ter nuvens baixas ou nevoeiro com chance de garoa isolada.

O deslocamento da frente vai trazer aumento de nuvens para o Leste de Santa Catarina e o Paraná entre esta quinta e a sexta, mas mais a Oeste dos dois estados o tempo segue muito aberto. Mais a Leste, alguns pontos podem ter chuva ou garoa.

A frente fria e o posterior fluxo de umidade do oceano devem provocar aumento da nebulosidade com chance de precipitação na forma de chuva e garoa no Leste de São Paulo e no Rio de Janeiro amanhã, na sexta e durante o fim de semana, embora ocorram aberturas.

Vento na chegada da frente fria

O vento neste momento é calmo a muito fraco na maior parte do Rio Grande do Sul, mas deve se intensificar no final da tarde, à noite e na madrugada desta quinta com o avanço da frente fria pela costa e o ingresso de um reforço de ar frio.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de vento máximo indicada pelo modelo de alta resolução WRF em que se observa que não deve ser esperado vento muito forte, embora possam ocorrer algumas rajadas de vento Sul na troca de massas de ar.

Na maioria dos locais do Rio Grande do Sul, o vento Sul deve soprar entre 30 km/h e 50 km/h. Isoladamente, a troca de massas de ar poderá se dar com rajadas entre 50 km/h e 70 km/h entre o final do dia de hoje e o começo da quinta.

Frente fria precede nova massa de ar frio

A nova massa de ar frio vai ingressar no Rio Grande do Sul na segunda metade do dia e no começo da quinta-feira na sequência da passagem da frente fria pela costa do estado, trazendo queda de temperatura.

Haverá diferenças importantes em relação à incursão de ar polar que chegou no final da semana passada e que foi responsável por neve no Sul do Brasil e marcas abaixo de zero no Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do país.

A principal é que se trata de uma massa de ar frio com menor intensidade. Além disso, o ar frio tem trajetória marítima, pela costa do Sul do Brasil, enquanto a massa de ar frio que chegou no final da última semana era de trajetória continental, avançando pelo interior do continente.

Com esta nova incursão de ar frio, a temperatura outra vez declina. Apenas que a queda da temperatura não será acentuada e será mais sentida nas máximas com as mínimas se mantendo baixas no Rio Grande do Sul. Não devem ser esperadas, contudo, tardes frias como na sexta e no fim de semana.

Projeção de temperatura para o amanhecer da sexta do modelo canadense | METSUL

O principal efeito será a manutenção das noites frias no estado com um maior impacto desta incursão de ar frio no Sul gaúcho. Novas marcas negativas ocorrerão nesta segunda metade da semana, em especial na região de Pedras Altas e Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, e na área de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra.

Não se projeta geada generalizada no Rio Grande do Sul pela menor potência desta massa de ar frio de trajetória marítima. A probabilidade de gear amanhã e na sexta-feira é maior em localidades da fronteira com o Uruguai, Campanha, Serra do Sudeste, Sul, baixadas do Planalto Médio e da Serra Gaúcha, e nos Campos de Cima da Serra.

Esta nova massa de ar frio não trará muito frio para São Paulo ou Rio de Janeiro. As mínimas inclusive subirão pela troca do tempo aberto com ar seco por nebulosidade e umidade mais alta no Leste paulista. As máximas é que devem declinar, mas não significativamente.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.