Anúncios

Maio começou sol e nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul, mas ocorreu chuva em pontos da Metade Norte. Os acumulados foram baixos. Quase todas as cidades que tiveram precipitação registraram menos de 5 mm com um município ou outro em que a precipitação somou 5 mm a 10 mm.

O maio que começa deve ter chuva acima da média histórica em grande parte do Rio Grande do Sul, sobretudo na Metade Norte, conforme a análise dos meteorologistas da MetSul.


Enxergamos cenário muito diferente daqueles publicados em alguns meios de que o Sul do Brasil teria chuva abaixo da média neste mês. Parte do Rio Grande do Sul, principalmente do Centro pro Norte gaúcho, a maior parte de Santa Catarina e áreas do Sul e do Oeste do Paraná devem ter precipitação com volumes acima das normais históricas de maio, em nossa análise. É possível, inclusive, que alguns pontos da Metade Norte gaúcha possam ter acumulados até no dobro ou o triplo da média histórica de chuva de maio.


Amanhã, a chuva retorna ao Estado, porém deve ser muito irregular na distribuição. Na próxima semana é que se espera o registro de chuva mais ampla no território gaúcho. Alguns modelos, caso do europeu, projetam a possibilidade de um evento de precipitação mais significativo no Rio Grande do Sul ao redor do próximo dia 10. (Com foto de capa de Alex Rocha/PMPA)

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios