Alex Rocha/PMPA

Sabe aquelas semanas de inverno com a umidade nas alturas e muita chuva em algumas regiões? É o que reserva a semana que começa.

O Rio Grande do Sul teve episódio de chuva significativa no final da semana passada com quase 100 mm em algumas áreas e vai ter mais água hoje e nos próximos dias.

Vai chover todos os dias desta semana no Estado. Em alguns, as precipitações se limitarão a um menor número de pontos, caso de hoje. Em outros, a instabilidade será mais generalizada. A chuva deve ganhar força na Metade Norte gaúcha entre amanhã e quinta-feira, quando são esperados acumulados mais altos.


O Norte gaúcho, aliás, é a região que deve ter mais chuva nesta semana com marcas acima de 100 mm em diversos municípios e valores até de 150 mm a 200 mm em algumas localidades. Municípios das regiões de Ijuí, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Erechim, Passo Fundo, Vacaria e Bom Jesus devem ter volumes muito elevados.


Na sexta-feira, a instabilidade recua para o Sul do Estado, possivelmente em consequência de uma frente quente, o que pode também resultar em queda de granizo. Por isso, a chuva será mais escassa na Metade Sul em grande parte desta semana com os maiores volumes previstos para o Sul do Estado no período entre sexta-feira e o sábado. A umidade estará muito alta durante toda a semana, acompanhando a instabilidade.