Chuva retorna de forma mais generalizada para os estados do Centro-Sul do Brasil somente nos últimos dias deste mês com o deslocamento de uma frente fria | FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

O que esperar da chuva até o fim de maio? A MetSul Meteorologia antecipa a volta da chuva para o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil e novos episódios de instabilidade na Região Sul. O tempo mais instável, entretanto, vai ocorrer mais para o final deste mês no Centro-Sul do país.

Atualmente, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil estão sob a influência de uma grande massa de ar seco que inibe a ocorrência de precipitação. Em muitas cidades do Centro do Brasil, como de Minas Gerais, Goiás e do interior de São Paulo, ainda não choveu neste mês.

Na cidade de São Paulo, a última precipitação relevante se deu há dez dias com 13,6 mm em 24 horas coletados na medição da manhã do dia 11 na estação do Mirante de Santana. Em Franca, no Norte paulista, ainda não houve registro de precipitação neste mês.

O tempo, contudo, vai seguir sem chuva na cidade de São Paulo e na maior parte do interior do estado paulista. Esta semana será inteiramente sem precipitação em quase todo o estado de São Paulo sob ar mais seco e quente que trará tardes de temperatura elevada para os padrões do fim de maio.

A chuva retorna de forma mais ampla para o estado paulista entre os dias 28 e 31 deste mês, no final de maio, por conta de uma frente fria. Este sistema frontal vai trazer chuva ainda para pontos do Oeste, Centro e Sul de Minas Gerais, que não experimentam chuva há semanas, assim como para o Rio de Janeiro entre os dias 29 e 31.

Este começo de semana tem chuva em pontos do Mato Grosso do Sul e mais a Oeste do Mato Grosso, mas no decorrer da semana o tempo seco vai predominar no Centro-Oeste do Brasil. No final do mês, uma frente fria vai trazer chuva mais ampla no Mato Grosso do Sul, em vários pontos do Mato Grosso e até no Sul de Goiás.

No Sul do Brasil, a atuação de uma frente fria neste começo de semana traz mais nuvens entre hoje e amanhã com precipitação irregular e na maioria dos locais com baixos volumes, porém ao longo da semana o tempo deve estar predominantemente firme com altas temperaturas para esta época do ano à tarde.

O tempo começa a mudar com chuva em parte do Rio Grande do Sul na sexta-feira, dia 26, e vai estar instável no próximo fim de semana nos três estados do Sul do Brasil. No final do mês, a instabilidade pode se intensificar sobre o Paraná com chuva novamente mais generalizada e até com volumes altos em algumas localidades.

O mapa acima, disponível ao assinante (assine aqui) com duas atualizações diárias, mostra a chuva prevista para o Centro-Sul do Brasil até o dia 31 deste mês, de acordo com dados do modelo meteorológico do Centro Europeu (ECMWF).

Os maiores volumes previstos são para o Sul do Brasil, São Paulo, Mato Grosso do Sul e o Rio de Janeiro. Grande parte desta precipitação no Sul vai ocorrer nos últimos dias deste mês e no Centro do Brasil quase toda a chuva projetada pelo modelo se concentrará nos últimos dias de maio. Algumas áreas mais ao Norte do Centro-Oeste e do Sudeste devem seguir sem chuva até o final de maio.