Anúncios

Festividades farroupilhas já estão em andamento em Porto Alegre (foto) e muitas cidades do interior do Rio Grande do Sul à espera do feriado do 20 de setembro | CÉSAR LOPES/PMPA

Os piquetes já estão abertos. O Acampamento Farroupilha já recebe o público. A fumaça da carne assando já cobre o Harmonia. E a atmosfera do 20 de setembro já se faz sentir em Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul. Com festa na cidade e a data mais importante do ano no calendário tradicionalista se aproximando, cresce a expectativa se o tempo vai ajudar.

Falta mais de uma semana para a tão esperada data magna gaúcha, entretanto alguns modelos numéricos de previsão com projeção de dez a quinze dias já apresentam cenários para o dia 20 de setembro. Como são projeções para nove dias à frente, obviamente podem ainda mudar à medida que os cenários mais confiáveis são obtidos mais proximamente da data. O período de setembro, ademais, é de transição climática e com maior oscilação nos prognósticos.


Setembro é um dos meses com maiores médias de precipitação no Rio Grande do Sul. Não à toa o 20 de setembro algumas vezes ocorreu com chuva nos últimos anos e se criou a fama de a Expointer ser chuvosa, embora neste ano tenha tido o predomínio do sol na feira. Porto Alegre, por exemplo, tem média histórica de precipitação em setembro de 147,8 mm (série 1991-2020).

Nos últimos dez anos, na maioria dos anos o 20 de setembro ocorreu sem chuva em Porto Alegre. Em 2021, o dia teve rápida chuva de 1,6 mm apenas no começo da manhã na capital. Em 2020, um dia com sol e ameno. Em 2019, também teve sol com marcas agradáveis. Em 2018, a data na capital teve maior nebulosidade e temperatura agradável. Em 2017, um feriado de sol e muito calor com máxima de 33,4ºC.


Em 2016, sol e nuvens com marcas agradáveis. Em 2015, ano do Super El Niño, muitas nuvens com períodos de chuva e garoa. Em 2014, sol e nuvens com máxima de 25,1ºC. Em 2013, muitas nuvens e chuva do fim da manhã ao final do dia no 20 de setembro mais instável nos últimos dez anos. Por fim, em 2012, um dia de sol e ameno com máxima de 19,6ºC.

Se a maioria dos anos na última década não teve chuva, em 2022 pode ser diferente. Os dados de modelos hoje disponíveis não mostram um cenário meteorológico favorável para o dia 20 de setembro, embora se reitere que é um cenário sujeito ainda a mudanças.

Os três principais modelos globais que alcançam a data, no caso o norte-americano GFS, o europeu ECMWF e o canadense CMC, indicam hoje a probabilidade de chuva para o Rio Grande do Sul no feriado farroupilha, ao menos em parte do estado gaúcho.

A semana no Acampamento Farroupilha em Porto Alegre não terá predomínio do tempo aberto. O sol aparece nesta semana, mas a grande maioria dos dias terá a presença de nebulosidade e em vários momentos com o céu nublado ou encoberto. Apesar disso, a chuva será escassa. Até se espera precipitação, mas com baixos volumes e curtos intervalos, e em vários momentos só na forma de garoa. Chance maior de precipitação leve e passageira entre quarta e quinta.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de chuva neste boletim, e outros de temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, geada e neve, dentre outras variáveis, podem ser consultados a qualquer hora pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas. As projeções dos modelos atualizam duas a quatro vezes por dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.

Anúncios