O nível do Guaíba chegou a apenas 0,62 metro ao meio-dia deste domingo (18) na régua do Cais Mauá. Não se trata ainda de um nível muito baixo, mas nos últimos dias chegou a apresentar 1,0 metro. A baixa ocorre pela escassez de chuva dos últimos dias e volumes de precipitação abaixo da média nas últimas semanas nas principais bacias que deságuam na área da Capital, como o Jacuí e o Taquari.
É uma realidade muito diferente do que se experimentava exatamente cinco anos atrás. Em outubro de 2015, o Guaíba transbordou na orla no Sul de Porto Alegre e por efeito das ondas acabou extravasando no Cais Mauá pela primeira vez desde 1967. O nível máximo ficou perto dos 3,0 metros no cais durante a grande e histórica enchente.
#VideoDoDia A primeira vez em quase meio século que as águas do Guaiba invadiram nosso cais. Vídeo @MetroclimaPOA. pic.twitter.com/8ylwHUVrme
— MetSul – Metroclima (@MetroclimaPOA) October 13, 2015
#Video Guaiba botando para fora no Sul da cidade. Gravação de Elizabeth Kluck. pic.twitter.com/mYxg7p7vnE
— MetSul – Metroclima (@MetroclimaPOA) October 17, 2015
Em 2015, a grande enchente foi favorecida por um evento muito intenso do fenômeno El Niño, um Super El Niño, um dos mais fortes já observados pela ciência. Ao contrário, hoje a condição no Pacífico Equatorial é de La Niña que favorece chuva com volumes abaixo da média no Rio Grande do Sul.