Muitas nuvens cobriram o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira em dia cinzento em Porto Alegre, região metropolitana e diversas cidades do interior do estado. No Noroeste e no Norte do estado, o tempo ficou mais aberto e o sol apareceu em muitos municípios das duas regiões.
Havia, além das nuvens, ainda a presença de névoa e fumaça de queimadas vinda da Bolívia e da região amazônica. Era difícil separar o que era névoa e fumaça. Conforme dados da base aérea de Canoas, em vários momentos do dia a visibilidade esteve abaixo de 10 mil metros.
Muitas nuvens persistem sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira com quantidade maior de nebulosidade no Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado. No Sul gaúcho, chance de chuva isolada, especialmente no extremo Sul. Já no Noroeste e no Norte do estado, sob ar mais seco e quente, o sol aparece mais. Em muitas cidades será perceptível durante o dia a presença de fumaça, trazida por correntes de vento da região amazônica.
O dia começa um pouco frio na maioria das cidades, mas a tarde será amena. No Noroeste e no Norte do estado, porém, a tarde é quente. No Noroeste, as máximas ficam perto ou acima dos 30ºC em diferentes municípios.
Uma frente quente se forma nesta sexta-feira no Centro da Argentina e no Uruguai com chuva e temporais. Associada ao sistema frontal, uma área de baixa pressão vai começar a se aprofundar no Centro da Argentina.
Este centro de baixa pressão vai dar origem, então, a um ciclone extratropical no fim de semana no Rio da Prata. Frente fria associada ao ciclone traz aumento de nuvens e chuva no Oeste, Centro e o Sul gaúcho no sábado. No domingo, a frente avança e leva chuva para a Metade Norte.
A condição pré-frontal do sábado induz o ingresso de ar mais quente com o fortalecimento de corrente de jato de baixos níveis sobre o estado e que transporta fumaça para o território gaúcho.
Por isso, o sábado deve ser o dia no Rio Grande do Sul com maior presença de fumaça de queimadas vinda de áreas mais ao Norte da América do Sul, além de ser o dia mais quente desta semana em um grande número de cidades do estado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.