Anúncios

Mycchel Legnaghi

O Rio Grande do Sul teve ontem mais um amanhecer frio com 0,4ºC abaixo de zero em São José dos Ausentes, 1,2ºC em Soledade, 1,7ºC em Vacaria, 2,4ºC em Chapada e em Santa Rosa, 2,6ºC em São Francisco de Paula, 2,8ºC em Canela, 3,9ºC em Bom Jesus e Farroupilha, 4,4ºC em Campos Borges e 4,9ºC em Serafina Correa.

Foi o nono dia do ano com mínima negativa até agora no Rio Grande do Sul, tendo a menor temperatura no Estado em 2020 até o momento ocorrido na sexta-feira em São José dos Ausentes com 4,5ºC abaixo de zero. Foram dois dias com mínimas negativas no território gaúcho em abril e seis neste maio.


Para se ter ideia, o nono dia de mínima negativa no ano que em 2020 foi alcançado ontem (18/5) no ano passado somente ocorreu em 5 de julho. O primeiro registro de mínima negativa no Estado em 2020 se deu em 8 de abril ao passo que no ano passado o primeiro apenas se deu no dia 9 de junho. Abril e maio em 2019, assim, não tiveram um dia sequer com mínima abaixo de zero no Estado em outono que foi marcado quase todo pela ausência de frio.

Um dos fatores para o elevado número de dias com temperatura negativa agora neste outono é a alta frequência de massas de ar frio desde abril e muitas junto a ciclones extratropicais, que secam a atmosfera por dias, condição que favorece maior resfriamento noturno mesmo sem ar polar de grande intensidade.  


Anúncios