A principal notícia da semana no mundo foi o novo coronavírus surgido na China que já infectou 11337 pessoas e matou 259, conforme balanço da noite de ontem.

Assim como ocorreu com o surto da SARS, também causada por um coronavírus entre 2002 e 2003, a nova cepa surgiu na China durante o inverno climático. Uma vez que o contágio, assim como ocorre com a gripe, pode ocorrer por via aérea, o maior número de pessoas em ambientes fechados em razão do frio deve ter contribuído para o alastramento do vírus na sua fase inicial e antes da adoção das medidas extremas pela China como isolamento de cidades inteiras, suspensão de transportes públicos e de atividades comerciais, proibição de circulação de veículos, etc.

O mapa acima mostra a projeção do modelo de clima norte-americano CFS para a Ásia no mês de fevereiro. Grande parte da China, segundo o modelo, deverá ter temperatura acima a muito acima da média no mês. Não significa que o tempo vai estar quente, mas que fará menos frio do que é normal.

Marcas negativas e neve são um tanto comuns durante o inverno no território chinês. A única exceção no prognóstico do modelo é a região de Tibete que deve ter temperatura abaixo da média e dias gélidos ao longo do mês de fevereiro.