Anúncios

Uma nova massa de ar frio de origem polar começa a ingressar no Rio Grande do Sul e será responsável por trazer várias madrugadas geladas nesta semana no Sul do Brasil com temperaturas muito abaixo da média e negativas em diversas localidades com formação de geada, adverte a MetSul Meteorologia.

Mapa da massa de ar frio

Massa de ar frio avança pelo innterior do continente hoje e amanhã | METSUL

O ar frio avança a partir da Argentina e traz queda acentuada da temperatura a partir do Rio Grande do Sul entre este domingo (17) e a segunda-feira (18), sendo precedido por uma frente fria que traz muitas nuvens e chuva na Região Sul hoje e em parte da segunda.

O avanço do ar frio já era percebido neste começo de tarde do domingo com marcas nos termômetros de apenas 12ºC a 13ºC em pontos do Centro e do Sul gaúcho, contudo a queda da temperatura maior vai se dar a partir da noite de hoje.

Mais cedo, na Argentina, a massa de ar frio trouxe temperaturas muito baixas em várias províncias com mínimas de -8,5ºC em Chapelco; -8,4ºC em Maquinchao; -7,6ºC em Uspallata; -7,0ºC em Esquel; -5,3ºC em Bariloche; -5,0ºC em Villa Reynolds; -4,8ºC em Perito Moreno; -4,5ºC em El Bolsón;

O avanço do ar frio está associado a um potente centro de alta pressão de 1035 hPa no Pacífico Sul, na costa do Chile, ao mesmo tempo que um segundo centro de alta de 1030 hPa vai se instalar sobre o Nordeste da Argentina neste começo de semana.

Anúncios

Isso fará com que a massa de ar frio avance pelo interior da América do Sul com trajetória continental e alcance neste começo de semana todo o Sul do Brasil, parte de São Paulo e ainda áreas do Mato Grosso do Sul e do Oeste do Mato Grosso.

O ar frio chegará pelo interior do continente até o Peru e o Sul da Amazônia com queda de temperatura e o fenômeno da friagem, projetado em território nacional para os estados de Rondônia, Acre e o Sul do Amazonas.

Massa de ar frio trará várias noites geladas nesta semana

A última semana foi fria a muito frio com temperaturas significativamente abaixo da média mais ao Sul do Brasil e a previsão é que esta semana repita a tendência, embora o frio não deva ser tão intenso no Paraná como no último evento de dias atrás.

A temperatura começa a declinar a partir do Rio Grande do Sul neste domingo e a queda da temperatura vai se acentuar neste começo de semana. Apesar de já fazer frio em várias áreas do Rio Grande do Sul nesta segunda (18), segue a previsão que as madrugadas mais frias da semana devem ser as de terça (19), quarta (20), quinta-feira (21) e sexta (22).

Mapa de temperatura com a massa de ar frio

Projeção de temperatura ao amanhecer do modelo canadense para terça | METSUL

Mapa de temperatura com a massa de ar frio

Projeção de temperatura ao amanhecer do modelo canadense para quarta | METSUL

Mapa de temperatura com a massa de ar frio

Projeção de temperatura ao amanhecer do modelo canadense para quinta | METSUL

Nestas quatro madrugadas, grande parte do interior gaúcho deve ter mínimas entre 0ºC e 5ºC, mas com marcas negativas em municípios de diferentes regiões. Reforço de ar polar é previsto para o meio da semana, o que trará queda maior da temperatura em maior número de localidades nas madrugadas de quarta (20) e quinta (21).

No momento inicial, as menores temperaturas são esperadas na Serra do Sudeste e na Campanha, no Sul gaúcho. Na sequência, o frio mais intenso vai alcançar as áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho e de Santa Catarina, onde de terça a sexta devem ser esperadas mínimas muito baixas.

Os Campos de Cima da Serra e as baixadas do Planalto Médio (Soledade) podem anotar de até -2ºC a -3ºC. Mínimas semelhantes ou até menores podem ocorrer no Planalto Sul de Santa Catarina. Marcas negativas são esperadas ainda na Campanha e Serra do Sudeste, no Sul gaúcho.

A semana será fria também em Porto Alegre e região com várias madrugadas seguidas com mínimas de um dígito, tal como ocorreu na última semana. Os dados de modelos indicam até 7ºC na capital, mas em pontos mais ao Sul e ao Leste da cidade fará menos com marcas até inferiores a 5ºC. O mesmo deve ocorrer na região metropolitana com mínimas em áreas rurais

Geada será mais ampla no Rio Grande do Sul

Esta nova incursão de ar frio provocará geada nos três estados da Região Sul durante a semana, mas, diferentemente da última incursão de ar polar, que teve geada até em São Paulo e várias regiões do Mato Grosso do Sul, o fenômeno tende a se concentrar mais nos estados do Sul.

Mapas de previsão de geada

METSUL

Os mapas acima do modelo canadense mostram as projeções de geada do modelo canadense para esta segunda (18), terça (19), quarta (20) e quinta (21) em que se observa como deve gear de forma ampla e em grande número de municípios do Sul. Você acessa os mapas como assinante em nossa seção de mapas (clique aqui para assinar).

As madrugadas em que a geada vai se formar em maior número de municípios serão as de terça (19), quarta (20) e quinta (21), embora ainda se preveja geada no final desta semana em algumas localidades, especialmente em baixadas e fundos de vales, os poços de ar frio em noite de tempo aberto e vento calmo.