A madrugada de ontem foi bem fria pra época do ano, apenas a dois dias do começo do denominado verão climático (trimestre dezembro a fevereiro) e a três semanas do início do verão astronômico.

São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, teve 4,0°C de mínima. Foi a menor marca no Rio Grande do Sul. Já em São Francisco de Paula, a mínima foi também muito baixa pro final de novembro. Fez 5,8°C em Tainhas. Em Vacaria, a madrugada da quinta-feira teve 7,8ºC. Bom Jesus anotou 8,3°C. Muitas outras cidades gaúchas tiveram um friozinho fora de época.

Os termômetros indicaram 6,5ºC em Farroupilha, 8,1ºC em Canela, 8,2ºC em Cambará do Sul, 8,5°C em Soledade, 8,9°C em Caxias do Sul, 9,5°C em Teutônia e 10,0°C em Pelotas. Na Grande Porto Alegre, a base aérea de Canoas informou 11°C às 6h da manhã. São Leopoldo registrou 13,3°C. Em Porto Alegre, no Jardim Botânico, a mínima foi de 12,5°C.

Um centro de alta pressão entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul (carta acima) favoreceu o frio fora de época. Hoje, a temperatura começa entra em elevação e já faz calor durante a tarde. Amanhã, muito calor à tarde, o que deve trazer pancadas isoladas de chuva típicas do verão durante a tarde.

Na próxima semana, contudo, já em dezembro, uma nova massa de ar frio vai tangenciar o Estado e mais uma vez trazer temperatura abaixo da média da época do ano com sensação de frio na madrugada.