Algumas cidades do Nordeste dos Estados Unidos e do Sul do Canadá experimentaram em fevereiro o mês mais frio desde a Pequena Idade do Gelo, período compreendido na climatologia entre os séculos 15 e 19. As cidades do estado de Nova York de Buffalo, Syracuse, Binghamton e Ithaca tiveram seu mês mais frio desde o começo dos registros oficiais, superando o frio registrado em qualquer mês do ano até hoje. Em Buffalo, a média foi de -11,7ºC, batendo em 0,3ºC o recorde anterior de 1934 de -11,4ºC. A média normal para a cidade no segundo mês do ano é de -3,1ºC, logo a anomalia foi de incríveis -8,6ºC.

As médias registradas agora em fevereiro foram de -12,7ºC em Syracuse, -11ºC em Binghamton e -12,1ºC em Ithaca. Em Rochester foi o fevereiro mais frio de todos os tempos com média de -11ºC. A cidade de Nova York teve o terceiro fevereiro mais frio de todos os tempos e o mais gélido desde 1934. Entre todos os meses do ano, foi o nono mais frio até hoje. Blocos de gelo cobriram os rios Hudson e do Leste, ao redor de Manhattan, e jornal local chegou a estampar a manchete Era do Gelo.


Na capital americana, Washington, a temperatura média em fevereiro foi a mais baixa pra qualquer mês do ano neste século e a menor desde janeiro de 1994 no Aeroporto National Reagan. Foi o segundo mês de fevereiro mais frio desde 1950, o décimo mais frio desde 1900 e o décimo-quarto com menor temperatura. Fevereiro de 2015 foi ainda o mais frio até o hoje e o quarto mês mais frio já registrado em Pittsburgh, na Pensilvânia. Em Michigan, Marquette teve o mês mais frio entre todos na série histórica. O mesmo em Bangor, estado do Maine, igualmente o mês com menor temperatura média dentre todos da série histórica. Em Detroit, Michigan, foi o segundo fevereiro mais frio até hoje, apenas atrás de 1875. Tratou-se ainda do quinto mês mais congelante já anotado. Já Cleveland, em Ohio, teve o fevereiro mais frio de todos os tempos de medições.


Chicago teve o fevereiro mais frio até hoje e o décimo mês mais gelado de toda a sua série histórica, igualando a média de 1875, segundo o NWS/NOAA. A cidade de Illinois ainda teve o terceiro fevereiro com mais neve até hoje. Em Boston, foi o fevereiro com mais neve já registrado com 164,5 cm, o que superou com folga o recorde anterior de 105,6 cm. Se a cidade tiver mais 14,2 cm até o fim de maio, este será o inverno com mais neve de todos os tempos em Boston. Hoje é o segundo.


Em Toronto, no Canadá, o fevereiro de 2015 foi o mês mais frio de todos os tempos com média de -12,6ºC, o que igualou o recorde de fevereiro de 1875. Ocorre que em Toronto não havia o efeito de ilha de calor urbano em 1875, o que indica que este fevereiro foi mais congelante. As medições na Universidade de Toronto se iniciaram em 1842. A média normal de Toronto para fevereiro é de -4,5ºC. A média máxima foi de -8,3ºC e a mínima de -16,9ºC. O dia mais “quente” foi o 4 de fevereiro com máxima de -1,4ºC e o mais gelado 15 de fevereiro com mínima de -25,5ºC. Até 1º de março, foram 37 dias seguidos com máximas abaixo de zero. Entre 21 de dezembro de 1976 e 9 de fevereiro de 1977, a cidade canadense registrou 51 dias seguidos com temperatura negativa o dia inteiro. Quebec teve o fevereiro mais frio até hoje com média de -15,3ºC.


O frio extremo na Metade Leste dos Estados Unidos foi favorecido pela ondulação sobre a América do Norte da corrente de jato que favoreceu o ingresso de ar extremamente frio do Ártico. Por outro lado, no Oeste americano e no Alasca, também por conta do padrão do jato, este inverno climático 2014/2015 (dezembro a fevereiro) foi o mais quente até hoje registrado. Caso da cidade de Las Vegas, no estado de Nevada, que teve média nos três meses de 12,2ºC contra uma normal histórica no trimestre de 9,8ºC, batendo o inverno climático menos frio até então que era de 2013/2014 e que teve média de 11,2ºC. Em Anchorage, no Alasca, no aeroporto internacional nevou apenas 2,7 cm em fevereiro, o quinto fevereiro com menos neve até hoje. Só dois dias no mês tiveram neve na cidade. Foi o décimo quinto fevereiro mais quente até hoje com média de -3,8ºC.