O frio vai chamar a atenção na cidade de São Paulo neste feriadão. Não será de outono e terá cara de clima de inverno. Uma massa de ar seco e frio associada a um centro de alta pressão de 1020 hPa sobre o Rio Grande do Sul traz sequência de noites frias para os paulistanos e com as menores temperaturas até agora deste ano.
O amanhecer desta sexta vai ser o de temperatura mais baixa neste evento de frio no Centro-Sul do Brasil. A temperatura do começo desta noite já é um indicativo de quão fria será o começo da sexta com uma madrugada invernal na capital paulista.
De acordo com dados das estações do Centro de Gerenciamento de Emergências, a temperatura às 19h desta quinta já estava em 12ºC tanto em Parelheiros como em Marsilac. No mesmo horário fazia 15,5ºC na estação do Mirante de Santana, que é de referência histórica da capital paulista.
A previsão da MetSul Meteorologia é que a mínima nesta sexta possa descer a 10ºC ou 11ºC na estação do Mirante, a menor do ano até agora. Em alguns bairros, especialmente mais ao Sul da cidade de São Paulo, com características mais rurais, as estações podem indicar marcas tão baixas quanto 8ºC ou 9ºC.
O feriado na capital paulista terá sol e nuvens baixas. Depois de uma madrugada e começo de manhã com frios, a temperatura se eleva rapidamente com a presença do sol e deve ficar entre 21ºC e 23ºC à tarde na maioria dos microclimas urbanos da cidade.
O sábado novamente vai começar frio. As mínimas serão mais altas, mas ainda baixas. Para a MetSul, o sábado pode amanhecer com 12ºC ou 13ºC no Mirante de Santana, mas 10ºC a 12ºC em alguns bairros. À medida que a massa de ar frio começa a enfraquecer, a temperatura máxima se eleva mais e pode atingir 24ºC.
Já o domingo terá sol e nuvens predominantemente baixas. O dia começa menos frio com marcas em torno de 13ºC a 15ºC na maior parte da capital paulista. A tarde terá máximas ao redor de 24ºC. Não se descarta infiltração de umidade marítima com maior nebulosidade e chance de alguma garoa mais ao Sul da cidade de São Paulo.