Anúncios

O Rio Grande do Sul teve nesta sexta outro dia de frio muito intenso. Ao meio-dia, São José dos Ausentes registrava apenas 2ºC. O frio foi particularmente forte e atípico em Porto Alegre. Tardes com temperatura inferior a 10ºC são pouco comuns na Capital e nesta sexta à tarde, grande parte da cidade estava entre 6ºC e 9ºC. Às 15h, a temperatura era de 6,4ºC na alto do Morro da Policia (290 metros de altitude), na zona Leste, e a maior parte da cidade tinha entre 9ºC e 10ºC. Para se ter ideia, somente duas estações meteorológicas do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina tinham marcas inferiores ao do Morro da Polícia às 15h: Ushuaia com 4,8ºC e Maquinchao com 6,2ºC. O vento forte causava uma sensação térmica de 0ºC em pleno meio da tarde no morro da Capital.

Ciclone extratropical no Atlântico Sul responsável por impulsionar ar gelado para o Sul do Brasil

Tanto frio e com instabilidade trouxe neve rápida e fraca, misturada à chuva, no final da quinta em Bom Jesus e ontem de manhã em Gramado, Rolante (vídeo abaixo) e São Francisco de Paula. Nevou ainda em municípios catarinenses como São Joaquim, Urubici, Urupema, Rio Rufino, e Bom Jardim da Serra. Em Urupema, a temperatura abaixo de zero no Morro das Torres favoreceu a formação de nevoeiro congelante que congelou as superfícies no alto da montanha


 

O vento intenso associado ao ciclone em alto mar trouxe ressaca do mar nas costas gaúcha e catarinense. Em Itajaí e Florianópolis algumas áreas próximas ao mar ficaram alagadas. Em Tramandaí as ondas eram muito grandes junto à  plataforma para a alegria dos surfistas. As fotos são de Gabriel Gomes.


A massa de ar frio começa a enfraquecer neste fim de semana e a temperatura estará em elevação, mas segue frio. Marcas mais agradáveis são esperadas na tarde do domingo.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios