O começo deste ano foi marcado por chuva, granizo, vento forte, neve e tornado no deserto da Arábia Saudita. Enquanto janeiro traz neve e frio para muitas partes do Hemisfério Norte, em um país como a Arábia Saudita o fenômeno não é comum, apesar de ocorrer quase todos os anos.
O clima invernal chegou à cidade de Tabuk, no Noroeste saudita, no dia de Ano Novo, deixando a região coberta de neve após uma grande queda na temperatura durante a noite. O pico do Jabal Al Lawz foi completamente coberto de branco com a nevada que teve início ainda na madrugada de sábado.
A rara visão da região branca fez com que muitas pessoas se aglomerassem e aproveitassem a ocasião. Grande número de sauditas se deslocou para a área de Jebel Al Lawz sábado, quando a neve começou a cair. As forças de segurança tiveram que fechar a estrada que leva à área depois que milhares de residentes e visitantes chegaram para apreciar a vista sob condições do tempo perigosas para dirigir. Os sauditas usaram as mídias sociais para expressar empolgação e alegria com a neve.
Jabal Al Lawz está entre uma cadeia de montanhas localizada no Noroeste da Arábia Saudita, perto da fronteira com a Jordânia, na região de Tabuk, cerca de 200 quilômetros a Noroeste da cidade de Tabuk, e é chamada de Jabal Al Lawz por causa das amendoeiras nela.
Snow in Tabuk city, #Saudi Arabia on 01/01/2022. Happy New Year ☕️ pic.twitter.com/jJnBiCHMz7
— Joyce Karam (@Joyce_Karam) January 1, 2022
Snow in Tabuk region of #Saudi Arabia pic.twitter.com/GiFA8fXxqQ
— طلال محمد العبدالله الفيصل (@tmafaisal) January 1, 2022
Dahha folk dance in the snow in #Saudi Arabia #Tabuk
pic.twitter.com/FGBYnjMy5A— Yasser⛰ (@yasser_moh543) January 3, 2022
A neve cobriu partes das cidades do Norte do reino saudita no ano passado. A última vez que a Arábia Saudita experimentou tanta neve foi em 2018, quando moradores e turistas se dedicaram a atividades divertidas na neve, como andar de trenó e lutas de bolas de neve.
Jabal Al Lawz in #Tabuk region, #SaudiArabia covered with snow
#جبل_اللوز pic.twitter.com/ykfLoFTiYV
— The Saudi Post – English (@TheSaudiPost_En) January 1, 2022
In #Tabuk, a spectacular snow sight wrapped the #Saudi Arabian mountain, Jabal Al-Lawz. A rare white scenery holds hope, inspiration, and optimism into the new year. Those who saw the snowfalls didn't miss the chance to capture the moment and share it all over social media. pic.twitter.com/qzsxhdprAw
— CIC Saudi Arabia (@CICSaudi) January 2, 2022
Um saudita escreveu nas redes sociais pedindo que a área seja usada para turismo de inverno: “Que cena de tirar o fôlego. A área precisa ser desenvolvida e as autoridades locais devem usar o clima em Tabuk em benefício do país. Poderia ser um destino maravilhoso e atraente para turistas não apenas de dentro do reino, mas também para outros países do Golfo, especialmente nesta época do ano”.
Sand covered snow in the desert in Saudi Arabia pic.twitter.com/GTFbekTnaj
— Mohammed Alyahya محمد اليحيى (@7yhy) January 1, 2022
Se por um lado a forte instabilidade trouxe neve e granizo em locais de maior altitude do Norte do país, fortes tempestades com chuva e vento varreram as regiões desérticos do país. Em uma das imagens mais impressionantes, um grande tornado foi filmado na área de Ha’Il.
Incredible scenes in parts of northern #SaudiArabia yesterday, where severe thunderstorms formed & spawned a #tornado near the town of Ha'il.
#اعصار_قمعيpic.twitter.com/xwvAef7L7E— MetWatch (@MetWatchUK) January 3, 2022
O Centro Nacional de Meteorologia da Arábia Saudita tinha previsto em seus boletins meteorológicos que tempestades acompanhadas de ventos fortes e chuva atingiram regiões do país como Asir, Jazan, Medina, Ha’il, a fronteira Norte e Al-Jawf, bem como a região de Tabuk, onde caiu a neve em terrenos mais elevados.
Os países do Golfo costumam ter invernos amenos, com exceção de raros e breves períodos de chuva forte entre novembro e janeiro. Nos Emirados Árabes Unidos, chuvas fortes caíram em todo o país, principalmente em Dubai e Abu Dhabi. A Emirates News Agency (WAM) informou que o mau tempo deve continuar até quinta-feira.
O Kuwait enfrenta enchentes causadas por fortes chuvas que levaram à destruição de carros e à inundação de várias casas, em meio a alertas civis e de segurança. O Ministério da Educação do Kuwait anunciou a suspensão das aulas e exames em todas as escolas públicas e privadas “devido às condições meteorológicas que o país atravessa”.