Anúncios

Tornado se formou na região de Hail, na Arábia Saudita, durante sistema de tempestade que atingiu o país da península arábica | Arab News/Reprodução

O começo deste ano foi marcado por chuva, granizo, vento forte, neve e tornado no deserto da Arábia Saudita. Enquanto janeiro traz neve e frio para muitas partes do Hemisfério Norte, em um país como a Arábia Saudita o fenômeno não é comum, apesar de ocorrer quase todos os anos.

O clima invernal chegou à cidade de Tabuk, no Noroeste saudita, no dia de Ano Novo, deixando a região coberta de neve após uma grande queda na temperatura durante a noite. O pico do Jabal Al Lawz foi completamente coberto de branco com a nevada que teve início ainda na madrugada de sábado.


A rara visão da região branca fez com que muitas pessoas se aglomerassem e aproveitassem a ocasião. Grande número de sauditas se deslocou para a área de Jebel Al Lawz sábado, quando a neve começou a cair. As forças de segurança tiveram que fechar a estrada que leva à área depois que milhares de residentes e visitantes chegaram para apreciar a vista sob condições do tempo perigosas para dirigir. Os sauditas usaram as mídias sociais para expressar empolgação e alegria com a neve.

Jabal Al Lawz está entre uma cadeia de montanhas localizada no Noroeste da Arábia Saudita, perto da fronteira com a Jordânia, na região de Tabuk, cerca de 200 quilômetros a Noroeste da cidade de Tabuk, e é chamada de Jabal Al Lawz por causa das amendoeiras nela.


A neve cobriu partes das cidades do Norte do reino saudita no ano passado. A última vez que a Arábia Saudita experimentou tanta neve foi em 2018, quando moradores e turistas se dedicaram a atividades divertidas na neve, como andar de trenó e lutas de bolas de neve.

 

Um saudita escreveu nas redes sociais pedindo que a área seja usada para turismo de inverno: “Que cena de tirar o fôlego. A área precisa ser desenvolvida e as autoridades locais devem usar o clima em Tabuk em benefício do país. Poderia ser um destino maravilhoso e atraente para turistas não apenas de dentro do reino, mas também para outros países do Golfo, especialmente nesta época do ano”.

Se por um lado a forte instabilidade trouxe neve e granizo em locais de maior altitude do Norte do país, fortes tempestades com chuva e vento varreram as regiões desérticos do país. Em uma das imagens mais impressionantes, um grande tornado foi filmado na área de Ha’Il.

O Centro Nacional de Meteorologia da Arábia Saudita tinha previsto em seus boletins meteorológicos que tempestades acompanhadas de ventos fortes e chuva atingiram regiões do país como Asir, Jazan, Medina, Ha’il, a fronteira Norte e Al-Jawf, bem como a região de Tabuk, onde caiu a neve em terrenos mais elevados.

Os países do Golfo costumam ter invernos amenos, com exceção de raros e breves períodos de chuva forte entre novembro e janeiro. Nos Emirados Árabes Unidos, chuvas fortes caíram em todo o país, principalmente em Dubai e Abu Dhabi. A Emirates News Agency (WAM) informou que o mau tempo deve continuar até quinta-feira.

O Kuwait enfrenta enchentes causadas por fortes chuvas que levaram à destruição de carros e à inundação de várias casas, em meio a alertas civis e de segurança. O Ministério da Educação do Kuwait anunciou a suspensão das aulas e exames em todas as escolas públicas e privadas “devido às condições meteorológicas que o país atravessa”.

Anúncios