Anúncios

Uma tempestade de neve atingiu nas últimas horas diversas cidades da Patagônia da Argentina com grande acúmulo de neve em alguns pontos e transtornos em diversas localidades. O Serviço Meteorológico Nacional havia advertido ainda na sexta-feira para a possibilidade de nevadas neste fim de semana no Sul do país.

REDES SOCIAIS

Foi tanta neve em alguns locais que os moradores recordaram que nem em agosto, um mês que ainda tem nevadas na Patagônia, caiu tanta neve. A neve deste domingo com grandes acumulações surpreendeu os moradores de diversas localidades.

A intensa tempestade de neve em toda a província de Neuquén trouxe os flocos para mais longe da cordilheira do que o previsto. Diferentes cidades do centro da província de Neuquén, como Zapala, acordaram no último domingo de outubro cobertas de neve e, ao longo do dia, centenas de fotos circularam nas redes sociais registrando o acontecimento atípico para esta época do ano.

O belo cenário branco das paisagens da província também significou a interrupção dos passos internacionais de Pino Hachado e do Passo Cardenal Samoré, uma vez que estão intransitáveis ​​as Rotas Nacionais 231 e 242. A Polícia Rodoviária informou que o trânsito na Rota Nacional 40 entre Villa La Angostura e San Martín de los Andes foi bloqueado devido à tempestade de gelo e neve.

As condições são muito ruins nas rodovias de Neuquén pela presença de neve. Na Ruta 40, a cerca de 25 km de Villa la Angostura, um caminhão que trafegava pelo local perdeu a carga, que ficou espalhada pela estrada. Devido à carga tombada, apenas uma faixa teve que ser aberta para o trânsito, o que gerou complicações no fluxo.

Devido às más condições meteorológicas registradas nas últimas horas, as passagens fronteiriças para o Chile de Pino Hachado e Cardenal Samoré permanecerão fechadas. O Passo Internacional Cardenal Samoré (Rota Nacional 231) permanecerá fechado devido à forte nevasca com acúmulo na estrada. Já a travessia internacional Pino Hachado (Rota Nacional 242) está intransitável devido ao acúmulo de neve, vento branco e formação de gelo.

O frio que traz a neve na Argentina não vai chegar ao Rio Grande do Sul neste começo de semana. A massa de ar frio vai cobrir grande parte da Argentina ao longo desta semana e deve começar a influenciar o tempo no Rio Grande do Sul entre quinta e sexta com a formação de uma área de baixa pressão.