
Ontem, calor histórico e fumaça. Hoje, neve em pleno verão. (Scott Denning)
Expressão muito comum que freqüenta a boca das pessoas e até os noticiários é “tempo louco”, mas não é correta. O tempo é uma condição momentânea da atmosfera que, por óbvio, não possui consciência para ter sanidade. A gente costuma reclamar de mudanças radicais do tempo aqui no Sul do Brasil, mas o que ocorreu nas últimas horas em uma das mais importantes cidades do Oeste do Estado foi maluco.
MUNDO | Grandes incêndios deixam o céu laranja no estado norte-americano do Colorado. Vídeo foi feito em voo perto de Denver por @MatthewCappucci. pic.twitter.com/tmaVTMDNqQ
— MetSul.com (@metsul) September 8, 2020
Os moradores da cidade de Denver, no estado do Colorado, na Montanhas Rochosas, passaram a segunda-feira (7) de mangas curtas, correndo sem camisa nos parques e com ar tomado de fumaça. Um passageiro ao sobrevoar a região chegou a filmar o céu tomado por fumaça e com cor alaranjada por incêndios florestais no Colorado. Na mesma hora que os moradores de Denver faziam de tudo para se refrescar do forte calor de 33ºC à tarde, medição do aeroporto local, no rádio e na tevê eram insistentes os avisos de uma incrível mudança do tempo que se avizinhava.
Starting to see real, decent size snow flakes in downtown Denver! #cowx pic.twitter.com/5yNNhwq5GI
— Lauren Whitney (@LaurenCBS4) September 8, 2020
E ela veio. O estado do Colorado ainda respirava fumaça de incêndios na manhã de hoje (8) quando começou a nevar. As montanhas estavam com avisos de acumulação de neve de dezenas de centímetros. Em Denver, que ontem à tarde tinha 33ºC, hoje à tarde tinha 2ºC com queda de neve em pleno verão.
You: Snow? In September? In Colorado? Can I see it?
Me: sure pic.twitter.com/neaAu8PUXm
— Alex Hoffman (@muldoonx9) September 8, 2020
Incredible wind and snow around 8,000 feet in western Colorado right now! From fire and triple digit heat to to an all-out winter storm in ~2 days…this wild! #cowx #snow ❄️ ⛄️ pic.twitter.com/ZuRyyIHYx0
— Michael Charnick (@charnick_wx) September 8, 2020
Nevar no verão, apesar de não comum, não chega a ser muito raro em áreas como dos estados do Wyoming e do Colorado, especialmente em setembro. A mudança do tempo de calor por uma onda de temperaturas recordes para neve em poucas horas é bastante incomum e foi definida por meteorologistas locais como uma “maluquice”.